Indicado diretor pro tempore de nova Unidade da USP

Na última sexta-feira, dia 14 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo uma portaria da Reitoria que designa o professor Carlos Alberto Ferreira Martins como diretor pró-tempore do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAUSC). Esta nova Unidade do campus de São Carlos teve sua criação aprovada em sessão do Conselho Universitário da USP, no dia 4 de dezembro de 2010.

17/01/2011 - Publicado há 13 anos

Na última sexta-feira, dia 14 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo uma portaria da Reitoria que designa o professor Carlos Alberto Ferreira Martins como diretor pro tempore do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAUSC). Esta nova Unidade do campus de São Carlos teve sua criação aprovada em sessão do Conselho Universitário da USP, no dia 4 de dezembro de 2010.

Com a criação desta nova unidade, o campus de São Carlos passou a ter cinco Unidades de Ensino e Pesquisa:
– Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)
– Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAUSC)
– Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)
– Instituto de Física de São Carlos (IFSC)
– Instituto de Química de São Carlos ( IQSC)

Como aconteceu com os demais Institutos, a transformação da Arquitetura e Urbanismo (criada como curso da Escola de Engenharia em 1985 e, como departamento, em 1971) em uma Unidade é o fruto de um desdobramento natural no campus, resultado da consolidação e da pujança das atividades desenvolvidas.

Antes de ser indicado diretor pro tempore do IAUSC, Martins exercia o cargo de chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), desde maio de 2010. Ele é graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), ambas da USP e, doutor pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura – Universidad Politécnica de Madrid e Livre-Docente pela EESC.

O professor tem experiência de pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo modernos no Brasil, arquitetura e urbanismo das vanguardas européias. Coordena a Coleção Fontes da Arquitetura Moderna da Editora Cosac Naify. Exerce atualmente a presidência da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ).

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Coordenadoria do Campus de São Carlos)