Pró-Reitoria de Graduação seleciona 32 projetos para a segunda edição do Pró-Inovalab

Serão investidos R$ 10 milhões em projetos de reforma, contratação de serviços e compra de equipamentos para o aprimoramento e a atualização de laboratórios.

29/05/2013 - Publicado há 11 anos

Ao todo, serão investidos R$ 10 milhões em projetos de reforma, contratação de serviços e compra de equipamentos para o aprimoramento e a atualização de laboratórios destinados às aulas práticas dos cursos de Graduação.

Em um evento realizado ontem, dia 28 de maio, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, a Pró-Reitoria de Graduação selecionou os 32 projetos que participarão da segunda etapa do Programa Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação (Pró-Inovalab).

Durante o evento, a Comissão Avaliadora ainda teve a oportunidade de analisar as propostas e conversar com seus coordenadores antes definir os 32 projetos selecionados

Neste ano, foram inscritos 60 projetos, representando 36 das 42 Unidades de ensino da Universidade. Desse total, 48 projetos foram pré-selecionados para serem apresentados por seus coordenadores durante o evento. Assim como no ano anterior, uma Comissão Avaliadora composta por 34 pesquisadores da USP e de outras universidades como Unicamp, Unesp, Mackenzie, PUC-Rio, ITA, UFABC e UFRJ, foi responsável pela seleção final das propostas.

A avaliação considerou o caráter inovador e interdisciplinar da projeto; sua adequação ao plano pedagógico do curso ou do conjunto de cursos, no caso de laboratórios interdisciplinares; a contribuição do laboratório para o desenvolvimento e a difusão do conhecimento; e também a clareza na apresentação dos objetivos, metas e parâmetros para medir os resultados obtidos.

Incentivando o ensino prático na Graduação

Criado em 2011, o Pró-Inovalab tem o objetivo de financiar a criação e a manutenção de laboratórios que ofereçam condições aos alunos da Graduação de desenvolver projetos de pesquisa, consolidando o conhecimento teórico adquirido nas salas de aula e produzindo novos conhecimentos.

Nessa edição, o Pró-Inovalab investirá um montante total de R$ 10 milhões e cada projeto será contemplado com um apoio de até R$ 500 mil. Essa verba poderá ser utilizada em reformas, na compra de materiais de consumo, em equipamentos, na contratação de serviços, na aquisição de material bibliográfico e na realização de viagens a instalações que possam servir de modelo para o laboratório.

Diante da alta adesão das Unidades e da qualidade dos projetos apresentados e não selecionados na edição do ano passado, a Pró-Reitoria decidiu realizar uma segunda edição. “O Pró-Inovalab foi concebido com o objetivo de revitalizar e modernizar os ambientes de ensino, fortalecer o ensino de Graduação por meio da atualização e da inovação de aulas práticas e criar novos instrumentos de ensino. Para isso, além de financiar os projetos, o Pró-Inovalab também contribuiu para as Unidades refletirem sobre o ensino oferecido, identificarem as carências a serem supridas e elaborarem projetos inovadores, que incentivassem a interdisciplinaridade”, afirma a pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenório Zorn.

Alguns projetos selecionados na primeira edição do programa, que já estão em andamento, foram convidados para serem apresentados durante o evento. O professor do Instituto Oceanográfico (IO), Daniel Eduardo Lavanholi de Lemos, falou um pouco do projeto “Inovação no ensino sobre o uso sustentável do ambiente marinho para a produção de plantas e animais: laboratório didático flutuante para práticas de criações no mar”. A professora Alessandra Mazzeo, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), apresentou o projeto “Centro de Simulação de Práticas Clínicas – uma inovadora estratégia de ensino na enfermagem”. E o professor da Faculdade de Medicina (FM), Chao Lung Wen, apresentou o Laboratório Digital de Aprendizado Clínico-Prático em Saúde (LabDAC) e Biblioteca de Objetos Educacionais Digitais de Aprendizagem.

Clique aqui para conferir a lista dos 32 projetos selecionados para o Pró-Inovalab 2013.

(Foto: Ernani Coimbra)