Pró-reitora de Pesquisa recebe título de Cidadã Paulistana

(Foto: divulgação)

A geneticista Mayana Zatz, pró-reitora de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP, recebeu, nesta terça-feira (15/4), em São Paulo, o título de Cidadã Paulistana.

Concedido pela Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa da vereadora Mara Gabrilli (PSDB), integrante da Comissão Extraordinária de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais da Câmara, o título é um reconhecimento à prestação de importantes serviços da pesquisadora para a sociedade paulistana e brasileira.

Formada em ciências biológicas pela USP em 1968, Mayana tem Mestrado e Doutorado em Genética pela mesma universidade e Pós-Doutorado em Genética Humana e Médica pela Universidade da Califórnia em Los Angeles. O centro que coordena já atendeu cerca de 25 mil famílias em busca de diagnóstico e tratamento, especialmente de pacientes de doenças neuromusculares.

Mayana é professora titular de Genética do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Terceiro Mundo e presidente-fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular.

Publicou mais de 280 trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais e, entre outros reconhecimentos, recebeu o "Prêmio L’Oreal para Mulheres na Ciência", em 2001.

(Agência FAPESP)