Prêmio Capes de Teses e Desafio de Inovação e Sustentabilidade premiam trabalhos da USP

No dia 15 de dezembro, duas cerimônias premiaram teses da USP: a entrega do Prêmio Capes de Teses 2010 e a premiação dos vencedores do Desafio Estudantil de Inovação e Sustentabilidade, promovido pela Dow Brasil.

22/12/2011 - Publicado há 12 anos

No dia 15 de dezembro, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Teses 2010, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília. A cerimônia contou com a presença do pró-reitor de Pós-Graduação, Vahan Agopyan, representando a USP.

Vencedora na área de Enfermagem, Maria Elena Echevarría-Guanilo (à direita) é a autora de uma das 12 teses da USP premiadas pela Capes. Na foto, em companhia da orientadora Lidia Aparecida Rossi, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, e do diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral

Promovido pela Capes, em parceria com a Fundação Conrado Wessel (FCW) e o Instituto Paulo Gontijo (IPG), o Prêmio selecionou as melhores teses defendidas em 2009, uma em cada área de conhecimento. A USP ficou com 12 dos 45 prêmios concedidos, além de receber 16 menções honrosas.

Os autores das teses receberam certificado de premiação, medalha e bolsa de pós-doutorado no país por um ano. Já os orientadores receberam certificado e auxílio equivalente a uma participação em congresso realizado no país.

Como acontece em todos os anos, três cientistas foram escolhidos para representar as grandes áreas de conhecimento. Nesta edição, os homenageados foram Glaci Teresinha Zanca, na área de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Simão Mathias, na área de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; e Ruth Cardoso, na área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Ensino de Ciências.

O Prêmio Capes de Tese foi instituído em 2005, com objetivo de premiar as melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, levando em consideração a originalidade, a inovação e a qualidade. Nesta quinta edição, 383 teses concorreram. A lista completa dos premiados pode ser conferida no site da Capes.

Desafio Estudantil de Inovação e Sustentabilidade

No mesmo dia da cerimônia do Prêmio Capes de Teses 2010, aconteceu a premiação dos vencedores do terceiro Desafio de Inovação e Sustentabilidade, promovido pela Dow Brasil, em parceria com a USP.

Os prêmios foram entregues pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Vahan Agopyan, e pelo executivo da Dow Brasil, Marcos França

Os três trabalhos selecionados receberam troféu, placa de homenagem e um prêmio de R$ 18.000, entregues pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Vahan Agopyan, e por dirigentes da Dow Brasil. Outros três trabalhos receberam Menções Honrosas.

Criado em 2009, o Desafio reconhece projetos acadêmicos que apresentam soluções inovadoras para problemas sociais, econômicos e ambientais do planeta, promovendo um mundo mais sustentável. É uma iniciativa da Dow em parceria com oito universidades – quatro nos Estados Unidos e quatro em outras regiões do mundo, dentre elas a USP. Os 46 vencedores do prêmio global foram selecionados por meio de um processo interno das universidades participantes com a orientação de critérios fornecida pela Dow. A lista dos premiados pode ser conferida no site do Desafio.

(Fotos: Guilherme Feijó, da Capes / Assessoria de Comunicação da Dow Brasil)