Pirassununga comemora expansão com aula magna da reitora e inaugurações

03/04/2009 - Publicado há 15 anos

No último dia 27 de março, a reitora da USP, Suely Vilela, esteve no campus de Pirassununga para ministrar aula magna aos alunos de graduação e participar de palestras sobre os dois novos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia de Biossistemas, do lançamento de pedras fundamentais e inaugurações da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA).

As atividades no campus começaram às 9h30, com a palestra “O Ensino da Medicina Veterinária no Brasil”, feita pelo ex-diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP e professor titular da Universidade Paulista (UNIP), Vicente Borelli, que falou da importância do curso de medicina veterinária. “A profissão de veterinário é e será importante, porque o animal está presente em nossas vidas, desde a alimentação, vestimenta, remédios”, destacou Borelli.

A reitora da USP, Suely Vilela, apresentou a aula magna a um auditório lotada de alunos, professores e funcionários

Em seguida, foi a vez da professora da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Irenilza de Alencar Nãas, com o tema “Engenharia de Biossistemas: o futuro é hoje”, em que comentou sobre o curso da USP, único no Brasil e na América Latina. “O país tem grande biodiversidade e vai precisar de profissionais como vocês, futuros engenheiros de biossistemas”, disse aos calouros presentes.

O tema da aula magna da reitora foi “USP – Uma Universidade de Classe Mundial: cenário atual e perspectivas”, realizada no Espaço de Eventos da Unidade, na qual fez um panorama sobre a USP. Durante a apresentação, Suely destacou, dentre outros pontos, o fato de a Universidade formar o maior número de doutores no mundo, ser responsável por 28% da pesquisa brasileira e estar entre as 200 melhores universidades do mundo. “A USP não é quantitativa, ela também está preocupada com a qualidade, o que é verificado pelos rankings”, enfatizou. A reitora afirmou que um dos desafios permanentes é a internacionalização, citando as realizações da Universidade até o momento, como o aumento do número de convênios internacionais. Como perspectivas futuras dentro do tema, Suely abordou os investimentos no intercâmbio internacional de docentes, a vinda de pesquisadores estrangeiros e criação de uma Pró-Reitoria de Relações Internacionais.

Após o fim da aula magna, o diretor da FZEA, Holmer Savastano Júnior, homenageou a reitora com uma placa em reconhecimento ao apoio dado para o campus. O primeiro diretor da FZEA, professor Lício Velloso, também foi homenageado.

Lançamentos e inaugurações

Às 15h30, foi realizada a cerimônia de lançamento das pedras fundamentais das futuras instalações da nova Biblioteca da FZEA, que terá mais de 1.400 metros quadrados; da Unidade Clínico-Hospitalar do curso de Medicina Veterinária, com mais de 2.300 metros quadrados; e da sede do curso de Engenharia de Biossistemas, com um anfiteatro, bloco didático com quatro salas de aulas e um outro com dois laboratórios didáticos. Será construída também uma edificação com salas para 20 docentes e demais laboratórios didáticos e de pesquisa. Durante o discurso de lançamento, o diretor da FZEA, Savastano Júnior, agradeceu as conquistas obtidas no campus. “Sem o apoio da equipe da reitora, Pró-Reitorias, Coordenadoria do Espaço Físico (Coesf) e dos colegas do campus de São Carlos, isto não seria possível”, no que a reitoria retribuiu. “Quero ressaltar que sempre visualizei neste campus uma excelente oportunidade de expansão e, desde o início, senti em sua comunidade o grande empenho nessa direção”.

Depois, foi a vez de inaugurar no Departamento de Engenharia de Alimentos, a segunda etapa do edifício “Lício Velloso”, cujo nome foi dado em homenagem ao primeiro diretor da FZEA, com oito salas de docentes, cinco laboratórios didáticos e de pesquisa e um almoxarifado.

(Foto: Ernani Coimbra)