Pasusp tem recorde de inscritos neste ano

Pró-Reitoria de Graduação alerta que os inscritos no Pasusp também têm de se inscrever no Vestibular da FUVEST, até o dia 9 de setembro. Para esses estudantes, haverá a isenção da taxa de inscrição.

02/09/2011 - Publicado há 13 anos

O Programa de  Avaliação Seriada da USP (Pasusp) atingiu marca recorde de inscritos neste ano, com mais de 21 mil alunos cadastrados. Em 2010, esse número foi de 9.717. Neste ano, os alunos que cursaram o ensino fundamental e médio em escolas públicas podem obter até 15% de bônus na nota do Vestibular.

A pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenório Zorn, alerta que a inscrição no Pasusp não garante a inscrição no Vestibular da FUVEST, que deve ser feita até o dia 9 de setembro, no site da Fundação. Uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação garantirá aos alunos participantes do Pasusp a isenção na taxa de inscrição do Vestibular da FUVEST, que é de R$ 120.

Uma mudança importante do Pasusp neste ano é que os estudantes receberão os bônus ao prestarem a prova da primeira fase da Fuvest e não precisarão fazer outra prova especificamente do Pasusp, como ocorria até o ano passado.

Outra importante alteração no Programa é que, além do aumento dos bônus, o sistema foi estendido aos alunos do 2º ano do ensino médio. Do total dos 15% de bônus, até 5% são para os alunos do 2º ano do ensino médio, que acumularão esse bônus para o ano seguinte, e até 10% para os do 3º ano.

Para os alunos do 2º ano, apenas se inscrevendo no Vestibular e fazendo a prova, estes receberão 2% de bônus. Se alcançarem 40 dos 90 pontos possíveis na prova, recebem os 5% de bônus integralmente e carregam esses bônus para o ano seguinte, quando prestarem o vestibular. Quando esse aluno estiver no 3º ano, o teto da bonificação é de 10%, de acordo com o número de pontos alcançados na primeira fase.

Como o novo sistema será implantado este ano, somente para este vestibular, na prova da primeira fase, os estudantes do 3º ano poderão obter até 15% de bonificação. Essa bonificação será concedida de acordo com o número de questões acertadas, com o mínimo de 22 pontos  (nota mínima para passar para a segunda fase) e o máximo de 60 pontos para obter os 15% integralmente.