Osusp apresenta musical na comunidade do Jardim São Remo

A Osusp apresenta no dia 26 de novembro, às 11h, um evento gratuito produzido especialmente para jovens na comunidade do Jardim São Remo, localizada em área vizinha à Cidade Universitária, no Butantã.

22/11/2016 - Publicado há 7 anos

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) apresenta, no próximo dia 26 de novembro, às 11h, um evento gratuito produzido especialmente para crianças e jovens na comunidade do Jardim São Remo, localizada em área vizinha à Cidade Universitária, no Butantã, em São Paulo. Sob regência de Willian Coelho, a orquestra exibirá o musical infantil “Um Grão de Folia”, no Circo Escola Bom Jesus.

A iniciativa inédita busca ampliar as ações de cultura e extensão universitária da USP

A peça conta a história de um aventureiro, interpretado pelo ator Daniel Guisard, que viaja para o mundo da música e descobre os mais variados instrumentos e estilos musicais. Diferentes gêneros – da música erudita ao carnaval e ao baião – fazem parte da composição. O objetivo é ensinar os conceitos básicos de música, como ritmo, melodia e harmonia, de maneira lúdica, performática e interativa.

O musical também conta com a participação de Sarah Nojosa, uma jovem violinista de 15 anos que realizará um solo de Mendelssohn, “Concerto para Violino em Mi menor – Terceiro Movimento”, apresentando a música erudita para o público do Circo Escola.

“Uma de nossas intenções é ampliar esse tipo de atividade, cumprindo assim uma das principais missões da orquestra. Para tanto, procuramos parceiros para desenvolver conjuntamente novas ideias. A apresentação no Circo Escola da São Remo se enquadra nesse movimento. Nosso espetáculo didático é especialmente pensado para crianças”, destaca o diretor da Osusp, Eduardo Monteiro.

A apresentação é resultado de uma parceria da Osusp com o Programa Aproxima-Ação do Núcleo dos Direitos da USP, ambos coordenados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

Para o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo de Andrade Roméro, o evento é uma demonstração efetiva da disposição da Universidade em promover ações cada vez mais próximas à comunidade em geral. “Nesse caso, nossa orquestra não só fará uma apresentação fora de seus muros, mas estará integrando atividades de uma comunidade vizinha e carente, com uma programação especialmente formatada para as crianças”, ressalta.

Entre outras iniciativas do Aproxima-Ação estão o projeto Crianças e Adolescentes no Campus, que ajuda crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na região dos campi; e o projeto Rede de Aproximação, que estabelece reuniões entre instituições dos campi e de moradores em regiões vizinhas.

O Circo Escola Bom Jesus, gerido pela ONG Social Bom Jesus, é uma instituição que ensina a arte do circo e outras atividades performáticas para crianças e jovens de comunidades periféricas, visando o desenvolvimento cultural e humano da comunidade. Durante todo o ano, diferentes tipos de eventos artísticos e educativos são oferecidos gratuitamente para o público.

O Circo Escola Bom Jesus fica na Rua Aquianés, 13, Vila Butantã, em São Paulo. Mais informações pelo e-mail sinfonica@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-3000.

(Com informações da Divisão de Comunicação Institucional da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária)