Ônibus movido a etanol entra em circulação

 10/01/2008 - Publicado há 16 anos
Por

O ônibus movido a etanol (álcool hidratado combustível) entrou em operação no dia 20 de dezembro, no corredor Jabaquara-São Matheus, onde vai circular durante um ano, e atender nove terminais situados

em São Paulo , Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André.

 

O veículo será incorporado à frota da operadora Metra (Sistema Metropolitano de Transporte), indicada pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), e, posteriormente, por outra operadora indicada pela SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia o transporte de ônibus na capital paulista. No período de teste de demonstração, o ônibus será comparado a um outro do mesmo modelo a diesel.

 

Os parceiros do Projeto BEST, do qual o ônibus faz parte, são a BAFF/SEKAB, Copersucar, EMTU/SP, SPTrans, Marcopolo, Petrobras, Scania e Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), com incentivo da União Européia. O investimento no Projeto BEST é da ordem de R$ 1,6 milhão.

 

O ônibus a etanol é o principal foco do Projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport ou Bioetanol para o Transporte Sustentável), programa internacional coordenado no Brasil pelo Cenbio/USP. A missão do projeto é sensibilizar o mundo sobre a importância do uso do etanol no transporte público, que reduz em até 90% a emissão de material particulado lançado na atmosfera. 

 

O Brasil é primeiro país das Américas a ter ônibus movido a etanol em circulação pelo BEST, incentivado pela União Européia. Outras oito cidades da Europa e Ásia participam do programa: Estocolmo (Suécia), Madri e País Basco (Espanha), Roterdam (Holanda),

La Spezia (Itália), Somerset (Inglaterra), Nanyang (China) e Dublin (Irlanda).

 

O professor doutor da USP, José Roberto Moreira, presidente do Conselho Gerenciador do Cenbio e principal articulador do BEST, afirma que o momento é muito favorável para o programa no Brasil, porque é uma alternativa para diminuir a poluição das regiões metropolitanas, onde a tecnologia será demonstrada.  

  •  Confira aqui fotos do ônibus.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.