Novo serviço disponibiliza base de normas da ABNT para toda a USP

29/09/2015 - Publicado há 9 anos

Alunos, pesquisadores, docentes e servidores da Universidade têm acesso on-line a mais de 16 mil normas ABNT

ABNTA USP disponibilizou uma plataforma de acesso on-line a mais de 16 mil normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além de aproximadamente 600 normas do Mercosul e 360 mil de órgãos reguladores nacionais, como o Inmetro, Aneel e Anvisa.

O novo serviço garante o acesso à documentação atualizada e propicia uma maior eficácia na gestão, já que supre a demanda de órgãos técnicos da Universidade, como a Superintendência do Espaço Físico, suas regionais e as Prefeituras dos campi, eliminando a necessidade de cada equipe obter um conjunto próprio de normas.

Outro grupo beneficiado são os alunos de Graduação. Como explica o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, “a iniciativa é especialmente importante para os cursos de formação profissionalizante, como os de Engenharia e o de Arquitetura, pois facilita o contato dos alunos com as normas técnicas que antes estavam disponíveis apenas em papel, nas bibliotecas, muitas vezes desatualizadas. O acesso on-line às normas possibilita que elas sejam incorporadas às salas de aula”.

O conteúdo é aberto a toda comunidade USP, que pode acessá-lo na Universidade pelo site www.gedweb.com.br/usp, por meio de reconhecimento de IP, ou fora da Universidade, pela rede privada da USP ou pela página dos sistemas, utilizando a senha única.

A divulgação do uso da nova ferramenta e a capacitação dos usuários ficam a cargo do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Universidade.