Novo reitor da USP toma posse no dia 25 de janeiro

15/01/2010 - Publicado há 14 anos

O novo reitor da Universidade de São Paulo (USP), João Grandino Rodas (foto), tomará posse no dia 25 de janeiro (segunda-feira), em Sessão Solene do Conselho Universitário, que será realizada às 16h, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Bairro da Luz, São Paulo). Na ocasião, a Orquestra Sinfônica da USP, sob a regência de Ligia Amadio, fará uma apresentação com a participação da pianista Eudóxia de Barros, do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo e do grupo Meninos do Morumbi.

O decreto de nomeação do novo reitor, assinado pelo governador José Serra, foi publicado no dia 13 de novembro, no Diário Oficial do Estado. Em 76 anos de existência, que também serão comemorados no dia 25, a USP foi administrada por 23 reitores, dos quais dois dirigiram a Universidade por dois mandatos. O mandato do novo reitor corresponderá à 26ª administração da Instituição.

João Grandino Rodas possui graduação em Pedagogia pela USP (1969), em Direito pela USP (1969) e em Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuítas (1970). É mestre em Diplomacia pela Fletcher School Of Law And Diplomacy (1985), mestre em Ciências Político-Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1970), mestre em Direito pela Harvard University (1978), doutor em Direito pela USP (1973) e livre-docente pela USP (1976).Atualmente, é membro do Conselho Diretor da Fulbright Comissão para o Intercâmbio entre os Estados Unidos e o Brasil, membro do Tribunal Administrativo do Sistema Econômico Latinoamericano, membro do Tribunal Permanente da Revisão do Mercosul e membro da Comissão Jurídica Interamericana da Organização dos Estados Americanos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente em Direito Internacional, Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado, Direito da Concorrência, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Tratado Internacional e Defesa da Concorrência.