Novo diretor do IAG toma posse

 19/08/2009 - Publicado há 15 anos
Por

O novo diretor do IAG, Tércio Ambrizzi, e a reitora da USP, Suely Vilela, na cerimônia da posse (Crédito da foto: Ernani Coimbra)

"Em festa de meteorologista sempre chove". Em tom descontraído, o novo diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), Tércio Ambrizzi, deu início a seu discurso de posse, em cerimônia realizada em uma tarde chuvosa, na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria. Durante sua fala, Ambrizzi, que é docente da Universidade há 21 anos, falou sobre a história do Instituto, sua importância para o cenário científico nacional e internacional e para o desenvolvimento do país.

Incorporado à USP há mais de 50 anos, o IAG oferece três cursos de graduação a mais de 300 alunos. O corpo docente de cerca de 70 docentes distribuídos em três departamentos – Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, responsáveis pelos cursos de bacharelado correspondentes e pelos programas de excelência de pós-graduação, que agregam em torno de 220 alunos.

Em seguida, o novo diretor enumerou os principais desafios de sua gestão, como a construção do Centro de Estudos de Clima e Ambientes Sustentáveis (Cecas), o primeiro prédio ambientalmente sustentável da Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira", projeto que nasceu da parceria do IAG com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

A reitora da USP, Suely Vilela, também enfatizou a relevância do IAG e destacou que o Instituto "representa o pioneirismo e a inovação. Não só manter a posição de referência nacional e internacional do Instituto nas áreas em que atua, mas, também, avançar em suas atividades-fim representa o principal desafio do seu novo diretor".


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.