Novo diretor da ESALQ toma posse em cerimônia no campus de Piracicaba

08/02/2011 - Publicado há 13 anos
(da esq. p/ dir.) O diretor da ESALQ gestão 2007-2011 e atual vice-reitor Executivo de Administração, Antonio Roque Dechen; o novo diretor José Vicente Caixeta Filho; o reitor João Grandino Rodas; o vice-diretor da Unidade, Natal Antonio Vello; e o secretário geral, Rubens Beçak

Com o Salão Nobre da Unidade lotado, o novo diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), José Vicente Caixeta Filho, tomou posse em cerimônia realizada no último dia 3 de fevereiro, no campus de Piracicaba.

O evento teve início com a entrada dos 43 membros da Congregação da Escola, que conduziu o novo diretor até o palco, onde já estavam o reitor João Grandino Rodas; o diretor da ESALQ na gestão 2007-2011 e atual vice-reitor Executivo de Administração da Universidade, Antonio Roque Dechen; o vice-diretor da Unidade, Natal Antonio Vello; e o secretário geral, Rubens Beçak.

Em seguida, o Grupo Vocal do Coral “Luiz de Queiroz”, sob a regência da maestrina Cintia Pinotti, executou o Hino Nacional Brasileiro. Após a apresentação, Caixeta leu o termo de compromisso e assinou o termo de posse. Como parte do cerimonial, foi feita a troca das vestes talares – capelo e borla – entre Dechen e Caixeta, ato que marcou oficialmente a posse do novo dirigente.

“Precisamos nos conhecer melhor”

O novo diretor José Vicente Caixeta Filho

Caixeta deu início a seu discurso ressaltando que, embora esteja na ESALQ há mais de vinte anos, ao assumir a Diretoria parece estar em um “emprego novo”. O novo diretor afirmou que uma de suas primeiras ações à frente da Escola foi a de conversar individualmente com docentes e funcionários e revelou que “as surpresas tem sido das mais diversas, tanto nas que se referem ao incremento da qualidade do ambiente de trabalho, quanto ao simples olhar sorridente ao adentrarem na sala da Diretoria. Tal sinergia vem se mostrando fundamental para o refinamento do plano de gestão 2011-2014”.

O dirigente também destacou que um dos desafios de sua gestão é a necessidade de clareza da identidade institucional da Escola para conduzi-la nos próximos quatro anos. A ESALQ completará, em junho deste ano, 110 anos de fundação. “Não tenho dúvidas que todos queremos o melhor para nossa ESALQ, entretanto precisamos nos conhecer melhor”, disse.

“Microcosmo universitário”

Em sua fala, o reitor João Grandino Rodas fez uma saudação ao novo diretor e a seu antecessor, Antonio Roque Dechen, que esteve à frente da ESALQ nos últimos quatro anos e é o atual vice-reitor Executivo de Administração da Universidade.

Em seguida, mencionou que considera a Escola como uma “universidade, um microcosmo universitário, com três aspectos importantes que a caracterizam: é a Unidade da USP que mais fez sobre a internacionalização, a interdisciplinaridade, já que o novo diretor é engenheiro civil [formado pela Escola Politécnica] e a busca constante pela inovação”.

O encerramento da cerimônia foi marcado pela homenagem do Coral ao novo diretor, com a apresentação da música “Morro Velho”, de Milton Nascimento.

(Fotos: Cecília Bastos)