Nova diretora do Museu Paulista toma posse

 16/04/2008 - Publicado há 16 anos
Por

A cerimônia de posse da professora Cecília Helena Lorenzini de Salles Oliveira, na função de diretora do Museu Paulista e do Museu Republicano, foi realizada nas dependências do MP, também conhecido como Museu do Ipiranga, ontem (15), às 17h.

Em seu discurso, a reitora da USP, Suely Vilela, ressaltou a responsabilidade que representa assumir a direção de uma Unidade, que, no passado, “teve à frente grandes intelectuais, como Afonso d’Escragnolle Taunay e Sérgio Buarque de Holanda, entre tantos outros nomes ilustres”. Para a reitora, preservar a memória do povo brasileiro e, ao mesmo tempo, ampliar a esfera de atuação do Museu junto à sociedade, em nome de seu avanço cultural, são os desafios da nova diretora. A professora Cecília Helena Lorenzini de Salles Oliveira reúne as credenciais acadêmicas e administrativas necessárias para atingir esses objetivos”, afirmou.

Bastante emocionada, a nova dirigente disse que assumir a direção do Museu é um desafio muito grande, mas também uma honra. “E é com muita humildade que o faço. Representa uma alteração marcante no lugar que até então ocupei dentro desta casa, na qual trabalho há quase 16 anos. Sair da posição de pesquisadora e professora para ocupar, pelos próximos quatro anos, o cargo de diretora significa instruir o olho com outro foco, evidenciando aspectos, problemas, emoções e qualidades que ficaram sombreados pela prática docente”, ressaltou. 

Para ela, alcançar os objetivos, significa “instruir o olho a um olhar diferente para que seja possível aprender a coordenar pessoas e projetos, buscando contribuir firmemente para que o Museu Paulista e o Museu Republicano possam exercer, com competência e pertinência, as responsabilidades sociais que lhes cabem, projetando-se e consolidando vínculos no interior da Universidade, assim como em âmbitos local e nacional”. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.