Na 138ª posição, USP é a melhor da América Latina, segundo ranking saudita

Ocupando a 138ª posição, a USP é a melhor universidade da América Latina na edição de 2016 do Center for World University Rankings (CWUR), divulgado no dia 11 de julho.

 12/07/2016 - Publicado há 6 anos
Por

Ocupando a 138ª posição, a USP é a melhor universidade da América Latina na edição de 2016 do Center for World University Rankings (CWUR), divulgado no dia 11 de julho. No topo da lista estão três universidades americanas: Harvard University (1º lugar), Stanford University (2º) e o Massachusetts Institute of Technology (3º).

Ao todo, o Brasil tem 18 universidades entre as 1.000 classificadas. Além da USP, as instituições brasileiras mais bem posicionadas são a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 327º lugar; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 407º; e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 519º.

Divulgado pelo Center for World University, instituição da Arábia Saudita, o ranking avalia e classifica as 1.000 melhores universidades do mundo, segundo a qualidade do ensino e o prestígio de seus docentes e pesquisadores.

O CWUR utiliza oito indicadores de qualidade: quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais importantes, de acordo com o tamanho da instituição; número de formandos que atualmente ocupam cargos de dirigentes nas melhores empresas do mundo; qualidade dos professores, a partir do número de prêmios e medalhas de relevância; número de publicações em jornais de reputação; número de publicações em jornais de grande influência; número de citações em pesquisas; índice que mede o impacto geral da instituição; e número de patentes internacionais solicitadas pela universidade.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.