Museu Paulista e Caixa Econômica Federal assinam patrocínio para exposição

A USP, a Caixa Econômica Federal e a SAMPA assinaram, na sexta-feira, dia 26 de novembro, um contrato de patrocínio ao projeto de exposição O Morar Paulistano-1870 aos dias atuais, selecionado no Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais 2008, o qual patrocina projetos que visem à promoção, à preservação e à divulgação de acervos.

 03/12/2010 - Publicado há 13 anos
Por
Fachada do Museu Paulista, conhecido também como Museu do Ipiranga

A USP, a Caixa Econômica Federal e a Sociedade Amigos do Museu Paulista da USP (SAMPA) assinaram, na sexta-feira, dia 26 de novembro, um contrato de patrocínio ao projeto de exposição O Morar Paulistano-1870 aos dias atuais, selecionado no Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais 2008, o qual patrocina projetos que visem à promoção, à preservação e à divulgação de acervos.

No início da cerimônia de assinatura, a diretora do Museu Paulista, Cecilia Helena Lorenzini de Salles Oliveira, falou da importância desta parceria para a realização do projeto. “Esta parceria entre instituições públicas é muito profícua para a promoção da cultura, da divisão científica, valorizando o acervo, que é razão de ser deste Museu”, ressaltou. O superintendente regional da Caixa, Sérgio Henrique Cançado de Andrade, afirmou ser uma honra para a sua Instituição poder participar deste projeto de resgate da história paulistana. “Momento de glória”, foi a expressão usada pelo presidente da SAMPA, Laerte Losacco Toporcov, para descrever como este patrocínio será relevante para a história do Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga.

Aproveitando a ocasião, o reitor João Grandino Rodas destacou o trabalho dos funcionários públicos da USP, em especial os deste Museu, e os da Caixa, dizendo que o empenho de ambos para a viabilização deste projeto de exposição, mostra que é a falsa a ideia que os trabalhadores do setor público não são dedicados. [Com este projeto] “vamos fortalecer o Museu e mudar a ideia antiga que ele era repositário de coisas antigas e velhas, pois ele é também um lugar de ensino e pesquisa”.

Assinatura do patrocínio. (da esq.p/dir, sentados) O superintendente regional da Caixa, Sérgio Henrique Cançado de Andrade; o reitor João Grandino Rodas; a diretora do Museu Paulista, Cecilia Helena Lorenzini de Salles Oliveira; e o presidente da SAMPA, Laerte Losacco Toporcov.

Constituição da “casa moderna”

Esta exposição trata das moradias em São Paulo, com foco na constituição da “casa moderna”, em que noções como gosto, conforto, design, higiene e tecnologia serão abordadas do ponto de vista histórico, isto é, como categorias sociais e culturais que se estabeleceram ao longo do século XIX e que, com mudanças, chegaram até os nossos dias. A exposição ocupará as sete salas da ala superior oeste do edifício do museu.

O projeto prevê a renovação do mobiliário expositivo, a aquisição de acervo, além de dispositivos multimídia, e será desenvolvido ao longo de 21 meses –  iniciados a partir desta assinatura, com investimento da Caixa de R$ 499.700,00, abertura prevista ao público em maio de 2012, e previsão de permanência por um longo período, cinco anos. Haverá especial investimento também em recursos destinados a garantir a visita à exposição de pessoas com deficiências visuais e auditivas.

“A exposição partiu da pesquisa sobre cotidiano e sociedade até 1920 [estudadas nas teses de doutorado dela e de mais dois professores envolvidos com o projeto, relacionada a uma das três linhas de pesquisa do Museu], mas vai exigir mais trabalho ainda”, lembra a professora Vânia Carneiro de Carvalho, curadora do projeto . Ela diz que o intuito é dialogar, discutir com o passado, fazer o público refletir, fugindo da montagem apenas de ambientes e de estereótipos sobre o assunto abordado.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal – Regional Ipiranga

(Fotos: Ernani Coimbra)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.