Moção do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados (IEA)

 16/05/2007 - Publicado há 17 anos
Por

O Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, reunido em 15 de maio de 2007, vem se manifestar contra os atos de violência acadêmica que ameaçam tornar-se atitudes corriqueiras nesta Universidade.

A invasão recente da Reitoria, a ocupação de dependências no campus de São Carlos e os piquetes freqüentes  —  e o que terá inicio no dia 16 de maio — no Edifício da Antiga Reitoria não constituem nem ritos acadêmicos democráticos nem "manifestações pacíficas". 

Este Conselho apóia enfaticamente moção recente da Congregação da FFLCH, em especial a consideração de que a "renúncia aos princípios elementares de responsabilidade por atos que afetam a instituição pública merece mais do que o repúdio momentâneo: como sinal de grave degradação das formas de convivência civil, merecerá debate, deliberação e medidas institucionais profundas para cortar a espiral nefasta do desrespeito e da violência".

Conselheiros João E. Steiner (diretor), Hernan Chaimovich (vice-diretor), Bader Sawaia, César Ades, Gabriel Cohn, Iberê Caldas e Yvonne Mascarenhas


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.