Mais de 136 mil estão inscritos no vestibular Fuvest 2017

No próximo dia 27 de novembro, 136.736 candidatos vão fazer as provas da primeira fase do Vestibular Fuvest 2017. No total, são oferecidas 8.854 vagas, sendo 8.734 de cursos da USP e 120 do curso de Medicina da Santa Casa. Do total de inscritos, 12.750 são treineiros.

11/11/2016 - Publicado há 7 anos

No ano passado, o total de inscritos foi de 142.721 candidatos para 9.568 vagas, 849 a mais do que as oferecidas neste ano. Dessa forma, de acordo com a Pró-Reitoria de Graduação, o número de inscritos para 2017, embora menor, expressa a proporcionalidade com o número de vagas oferecidas.

Neste ano, 40.328 candidatos participam do Programa de Inclusão Social (Inclusp). O programa é voltado para os estudantes de escolas públicas, que são beneficiados por um sistema de bônus, que pode chegar a até 20% da nota do vestibular.

O curso mais concorrido este ano é o de Medicina (Ribeirão Preto), com 75,58 candidatos por vaga; seguido por Medicina (São Paulo), Psicologia, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Audiovisual, Psicologia (Ribeirão Preto), Design, Arquitetura (São Carlos), Arquitetura (São Paulo), Ciências Biomédicas, Medicina Veterinária, Fisioterapia e Engenharia Civil (São Carlos).

Confira aqui a relação de candidato/vaga em todos os cursos da USP.

Sisu/Enem

Ao todo, em 2017, a USP oferecerá 11.072 vagas em seus cursos de graduação – 15 a mais do que o ano passado, em função de reformulação de vagas na Escola de Comunicações e Artes (ECA) e no Instituto de Matemática e Estatística (IME).

Além das 8.734 vagas reservadas para candidatos aprovados pela seleção da Fuvest, serão oferecidas 2.338 vagas para o Sisu, o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As 2.338 vagas reservadas para o Sisu serão distribuídas em três modalidades: 597 serão para ampla concorrência; 1.155 para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas; e 586 para alunos oriundos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). Em relação ao vestibular de 2016, o primeiro em que a Universidade adotou o Sisu como forma alternativa de ingresso a seus cursos de graduação, houve um aumento de 849 vagas.