Lançamento do livro J.Guinsburg, A Cena em Aula inaugura atividades da Livraria João Alexandre Barbosa em 2010

15/03/2010 - Publicado há 14 anos

O evento de lançamento do livro J. Guinsburg, A Cena em Aula, programado para o dia 20 de março, no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações de Artes (ECA) e na Livraria João Alexandre Barbosa, na Cidade Universitária, terá um nítido sentido de celebração, reencontro e homenagem.

O homenageado deste lançamento é um dos maiores nomes da história da crítica teatral do país, além de professor emérito da ECA, Jacó Guinsburg, coorganizador com Rosangela Patriota de J. Guinsburg, A Cena em Aula, uma publicação da Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP). Além de um festivo cortejo musical, a pauta do evento prevê sessão de autógrafos e a avaliação da contribuição crítica e acadêmica de Jacó no ambiente da arte dramática no Brasil.

Entre os capítulos da obra encontra-se o que reproduz algumas aulas ministradas por Guinsburg no Departamento de Artes Cênicas da ECA, nos anos 80 do século passado. “Essas aulas ocorriam em torno de uma grande mesa retangular e levavam horas”, conta Abílio Tavares, um dos alunos de Jacó Guinsburg entre 1982 e 1985 e responsável pela organização do evento em homenagem ao professor, jornalista e editor, vencedor, em 2009, do Prêmio Shell de Teatro, na categoria Especial.

Outros ex-alunos do mestre, reconhecido pelo rigor intelectual e habilidade pedagógica, confirmaram presença e vão participar da Leitura da Aula 1 junto com Guinsburg, que hoje conta 88 anos. Seus nomes são representativos da atual cena cultural do país: Antonio Araújo, Armando Sérgio, Cibele Forjaz, Johanna Albuquerque, Lúcia Romano e William Pereira.

"Reproduziremos no palco a atmosfera das aulas do curso de Teoria e Estética do Teatro, ministradas pelo Jacó no curso de Teatro. A idéia é reunir vários ex-alunos, de vários períodos da escola, que se sentarão em torno da mesa junto com o Jacó. Como a aula é dialogada, ele lerá os trechos do professor e os ‘ex’ as intervenções dos alunos em sala”, define o organizador Abílio Tavares.

10h30 – Teatro Laboratório da ECA (Rua da Reitoria, 215, Cidade Universitária)

Mesa: “A Presença de Jacó Guinsburg na Cena do Teatro, da Universidade e do Livro Brasileiros”.

Participação: João Roberto Faria, Plinio Martins Filho e Rosangela Patriota.

Leitura da Aula 1 (Teoria dos Gêneros e o Fenômeno Teatral) do livro J.Guinsburg,  A Cena em Aula.

Participação: Ex-alunos e Jacó Guinsburg.

11h50 – Teatro Laboratório da ECA/Torre do Relógio/Livraria João Alexandre Barbosa

Cortejo Cênico Musical.

Participação: Grupo Sopro Brasileiro.

12h – Livraria João Alexandre Barbosa (Rua da Reitoria, 71, Cidade Universitária)

Sessão de Autógrafos do livro J. Guinsburg, a Cena em Aula.

Organização de Rosangela Patriota e J.Guinsburg.

(com informações de Jorge Vasconcellos, da EDUSP)