Hélio Nogueira da Cruz é o novo vice-reitor da USP

12/03/2010 - Publicado há 14 anos

Hélio Nogueira da Cruz (foto) é o novo vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP). A informação foi confirmada hoje, dia 12 de março, pela Secretaria de Ensino Superior e o decreto de nomeação do novo vice-reitor, assinado pelo governador José Serra, deve ser publicado amanhã, dia 13, no Diário Oficial do Estado.

A eleição para a escolha do vice-reitor da Universidade foi realizada no dia 9 de março. Cruz era o nome que encabeçava a lista tríplice encaminhada ao governador — ele recebeu 185 votos no primeiro escrutínio, obtendo mais da maioria absoluta dos votos do Colégio Eleitoral, formado por 323 eleitores.

O novo vice-reitor da USP, que já ocupou esse cargo no período de 2002 a 2006, é professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Possui graduação, mestrado e doutorado em Economia pela USP e pós-doutorado na mesma área pela Yale University.

Foi contratado como professor na USP em 1973, no Departamento de Economia, do qual é professor titular desde 1989. Ministrou as disciplinas Economia da Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico e Social na graduação e na pós-graduação. Orientou dissertações de mestrado, teses de doutorado, monografias de iniciação científica, inclusive uma premiada, em 2008, sobre patentes e desenvolvimento tecnológico.

Pesquisa temas associados aos desdobramentos dos avanços científicos e tecnológicos sobre setor industrial brasileiro. Desde 2006, coordena estudo sobre políticas públicas que é parte de uma pesquisa sobre a internacionalização da economia brasileira e o papel das empresas brasileiras com investimentos no exterior. Nas últimas décadas tem se dedicado a estudar temas relacionados à educação superior e à gestão universitária.

Na USP, sua carreira de administrador acadêmico começou como chefe do Departamento de Economia da FEA (1990-1992). Em seguida, foi diretor do Departamento Financeiro da Coordenadoria de Administração Geral (Codage), a qual coordenou por duas vezes, em 1991-1992 e em 1993-2001.

Como vice-reitor, presidiu a Comissão Conjunta de Ampliação de Vagas e Cursos, a Comissão Permanente de Avaliação, que implementa a avaliação institucional da USP, e a Comissão de Claros Docentes, nas quais foram adotados critérios objetivos para atender às solicitações dos departamentos e cursos. Presidiu, ainda, a Comissão para Gestão da Qualidade e Produtividade e a Comissão de Implantação do Campus II de São Carlos.

Foi presidente do Conselho Curador da Fuvest, conselheiro da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Participa do Conselho Curador da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

(Foto: Ernani Coimbra)