Grupo elaborará proposta para criação de controladoria na USP

Foi realizada, no dia 10 de junho, a reunião de instauração do Grupo de Trabalho, criado pela portaria do Gabinete do Reitor nº 6.552, com a incumbência de elaborar proposta de criação da Controladoria da Universidade.

10/06/2014 - Publicado há 10 anos
(Da esq.p/dir.) O secretário-geral da Universidade, Ignácio Maria Poveda Velasco; Alberto Borges Matias; o vice-reitor Vahan Agopyan; Ana Clara Bliacheriene; o reitor Marco Antonio Zago; Reinaldo Guerreiro e Fabio Frezatti

Compõem o grupo os professores Reinaldo Guerreiro (na qualidade de presidente) e Fábio Frezatti, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA); Alberto Borges Matias, Rudinei Toneto Júnior e Sigismundo Bialoskorki Neto, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP); e Ana Carla Bliacheriene, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP).

Segundo o reitor Marco Antonio Zago, a proposta é que o órgão funcione de maneira independente da Reitoria e possa responder diretamente ao Conselho Universitário, fazendo o acompanhamento da execução orçamentária, e se responsabilize pela divulgação e publicidade dos dados financeiros da Universidade.

No prazo de sessenta dias, o grupo deverá apresentar relatório sobre o tema.

A criação de uma controladoria na USP é uma das medidas recentes adotadas no que se refere à situação financeira da Universidade. Além do grupo de trabalho, foi instaurada uma Comissão de Sindicância para apurar responsabilidades sobre evolução da folha de pagamento e movimentos nas novas carreiras técnicas e docente e está em fase de contratação uma auditoria externa para avaliar os gastos nos últimos cinco anos.

(Foto: Ernani Coimbra)