Gestão Ambiental organiza livro e diretrizes sobre febre maculosa

Na tarde do dia 16 de dezembro aconteceu o lançamento do livro “Febre maculosa: dinâmica da doença, hospedeiros e vetores”, organizado pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

“Por tudo que apresenta, o presente livro é uma contribuição valiosa da USP para o enfrentamento deste problema. Reflete também um testemunho de como a comunidade acadêmica pode colaborar com a sociedade, com os poderes constituídos e com a população em geral na busca de soluções inovadoras para problemas complexos”, destaca o reitor João Grandino Rodas no prefácio do livro

Reunião de parte dos autores do livro, que foi escrito por 15 autores: professores de universidades e de órgãos governamentais, por exemplo

Na tarde do dia 16 de dezembro, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FMVZ), aconteceu o lançamento do livro “Febre maculosa: dinâmica da doença, hospedeiros e vetores”, organizado pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.

Esta publicação é um dos frutos do workshop “Capivara-Carrapato-Febre Maculosa”, realizado nos dias 29,30 e 31 de outubro de 2012, do qual também originou a publicação da Portaria GR-6.474, de 12 de dezembro deste ano, que dispõe sobre as diretrizes para os campi da USP aplicáveis no combate aos problemas relacionados a esta tríade.

Trabalho conjunto

A obra é um trabalho conjunto escrito por 15 autores, especialistas sobre os temas febre maculosa, carrapato e capivara, professores da USP e de outras universidades como a Universidade Federal de Viçosa, de órgãos governamentais como a Superintendência de Controle de Endemias no Estado de São Paulo, e o Instituto Adolfo Lutz, com o objetivo de contribuir para a prevenção da doença, tanto para os campi da USP, como para os municípios que enfrentam esse problema. Está dividido em três capítulos: Prevenção, diagnóstico e tratamento médico da febre maculosa brasileira; Controle do agente etiológico e vetores da febre maculosa brasileira; biologia e manejo de capivaras; e no final há um anexo com as Diretrizes para os campi da USP.

“Acredito que o livro vai trazer subsídios importantes para resolver este problema”, afirmou o professor da Esalq e assistente da SGA, Miguel Cooper, na cerimônia de lançamento da obra, que será distribuída gratuitamente para os hospitais, órgãos de saúde dos Estados e municípios do Brasil, com focos do problema

Durante a cerimônia de lançamento, o superintendente de Gestão Ambiental, Welington Braz Carvalho Dellitti, ressaltou que a publicação é “uma nova forma da Universidade agir e enfrentar problemas complexos”. O anfitrião do local do evento, o diretor da FMVZ, Enrico Lippi Ortolani, destacou que é um “assunto extremamente importante, por estar ligado diretamente à saúde pública e que servirá como uma obra de referência na área”. Em consonância sobre a importância da obra para a saúde e para ampliar o alcance do tema, o professor do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, lembrou na ocasião que a Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI), a qual coordena, pode ajudar também na tradução do livro para outros idiomas.

O processo de construção – motivado pelo histórico de casos de febre maculosa no campus “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba e o risco de transmissão da doença em outros campi – e a estrutura da publicação foram apresentadas pelo professor da Esalq, Miguel Cooper, que também atua como assistente da SGA, e depois um representante de cada capítulo expôs os principais aspectos referentes à dinâmica da doença da febre maculosa e seus hospedeiros.

Com tiragem inicial de 1.000 exemplares, além dos campi da USP, a publicação será distribuída gratuitamente para os hospitais, órgãos de saúde dos Estados e municípios do Brasil, com focos do problema. Os interessados podem solicitar a publicação pelos e-mails recicla.esalq@usp.br, sga@usp.br e mcooper@usp.br. Uma versão PDF também estará disponível no portal da SGA

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados