Curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola oferece mil vagas

A Fuvest recebe a partir desta segunda-feira, 11 de julho, as inscrições para o processo seletivo do curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola. Firmado em uma parceria do Programa Univesp com a USP, o curso é direcionado a portadores de diploma do ensino superior que estejam exercendo as atividades de professor, coordenador pedagógico,

 11/07/2011 - Publicado há 13 anos
Por

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) recebe, a partir desta segunda-feira, 11 de julho, as inscrições para o processo seletivo do curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola.

Firmado em uma parceria da USP com o Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), o curso é direcionado a portadores de diploma do ensino superior que estejam exercendo as atividades de professor, coordenador pedagógico, vice-diretor ou diretor em instituição de educação infantil, de ensino fundamental, médio ou profissional.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, a parceria tem como foco apoiar a formação dos profissionais de educação de todo o Estado. “O curso será uma oportunidade para os professores aprofundarem seus conhecimentos em temas ligados à ética e cidadania, componentes essenciais para a formação do jovem”, destaca o secretário.

O curso é gratuito, tem duração de 18 meses, carga horária de 480 horas e garante ao formando o diploma da USP. São oferecidas mil vagas, distribuídas em 12 cidades:

São Paulo – 300 vagas divididas em dois polos: 150 vagas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e outras 150 no campus da USP no Butantã
Santos – 100
Ribeirão Preto – 100
São Carlos – 50
Bauru – 50
Piracicaba – 50
Campinas – 100
Bertioga – 50
Praia Grande – 50
São Vicente – 50
Guarujá – 50
Lorena – 50

Assim como outros cursos do Programa Univesp, a configuração da especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola é semipresencial, com encontros semanais obrigatórios de 4 horas/aula. As demais atividades serão desenvolvidas por meio de ferramentas digitais/virtuais que promovem ambientes colaborativos e cooperativos disponibilizados na internet, por meio de programas da Univesp TV e vídeo-aulas.

O curso é mais uma oportunidade de aperfeiçoamento para os professores em exercício das redes pública municipal e estadual e privada de todo o Estado de São Paulo. E tem como objetivo oferecer aos profissionais de educação básica do Estado de São Paulo uma base de conhecimentos sobre ética profissional e na educação, os processos de construção de valores socialmente desejáveis e seus reflexos para o desenvolvimento da cidadania ativa; acesso aos avanços da pesquisa acadêmica e científica sobre as temáticas de ética, valores e cidadania; instrumentalizar os profissionais da educação para que promovam no cotidiano das escolas ações de formação ética e construção de valores morais, que visem a cidadania, o protagonismo dos jovens e o respeito à diversidade humana.

“Na linha de atuação da Univesp, a oferta deste curso que alcança mil professores vem a confirmar, mais uma vez, o conceito que tem orientado a atuação e o desenvolvimento do programa, que é o de levar o ensino superior público, gratuito e de qualidade às mais diversas regiões do Estado”, diz Carlos Vogt, coordenador da Univesp.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da Fuvest, de 11 de julho a 5 de agosto. Após o preenchimento da ficha de inscrição, o interessado deve pagar uma taxa de R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais) na rede bancária.

Processo seletivo

A prova será realizada no dia 14 de agosto, domingo, na cidade que o candidato indicou como opção para cursar as atividades presenciais obrigatórias (na Baixada Santista a prova será na cidade de Santos), em local e horário a serem divulgados no site da Fuvest.

O exame será constituído por uma redação em língua portuguesa, elaborada em gênero dissertativo e seguindo a norma padrão da língua, sob temática relacionada aos objetivos do curso, com pontuação máxima de 100 (cem) pontos. A nota da redação será o resultado da avaliação de três aspectos textuais: (1) tipo de texto e abordagem do tema, (2) estrutura e (3) expressão.

Matrículas

A matrícula dos candidatos convocados ocorrerá nos dias 25 e 26 de agosto, na cidade escolhida para as atividades presenciais, em horário e endereço que serão informados no site da Fuvest. Os aprovados deverão apresentar 2 (duas) fotos 3×4 recentes e 1 (uma) cópia, acompanhada dos originais, de cada um dos seguintes documentos:
I – diploma de curso superior;
II – três últimos demonstrativos de vencimento ou atestado comprovando estar em efetivo exercício da função docente/administrativa em escola de educação infantil, fundamental, média ou profissional no Estado de São Paulo;
III – cédula de identidade;
IV – certificado que comprove estar em dia com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino;
V – comprovante de endereço.

As aulas começam em 29 de agosto de 2011.

Programa Univesp

O Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criado pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública. A estrutura consorciada da Univesp agrega a USP, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Fundação Padre Anchieta e o Centro Paula Souza (CEETEPS).

Os cursos oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas instituições de ensino que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos alunos, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados.

Já foram oferecidos, no âmbito do Programa Univesp, o curso de idiomas em inglês e espanhol (Centro Paula Souza), e estão em andamento os cursos de licenciatura em Ciências (USP); especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola (USP); e licenciatura em Pedagogia (Unesp).

O edital do curso pode ser acessado no site da Fuvest.

(Assessoria de Comunicação do Programa Univesp)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.