Fórum Espaço USP discute utilização sustentável do Campus

A 2ª Edição do Fórum Espaço USP acontece no dia 31 de agosto, terça-feira, a partir das 8h30, com o tema “O Campus Sustentável”, no auditório da FMVZ.

 19/08/2010 - Publicado há 14 anos
Por

O objetivo é promover ampla reflexão e discussão sobre destinação, ocupação e uso dos campi universitários públicos, com os usuários do campus e a comunidade externa

Estão abertas as inscrições para a 2ª Edição do Fórum Permanente sobre Espaço Público: a USP e a especificidade de seus campi – Fórum Espaço USP, cujo tema neste ano é  “O Campus Sustentável”, que acontece no dia 31 de agosto, terça-feira, a partir das 8h30, no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Este evento é realizado pela Coordenadoria do Campus da Capital (Cocesp), pelo Conselho Gestor do Campus da Capital, e também pelo Quadrilátero Saúde/Direito (formado pela Escola de Enfermagem, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina, Faculdade de Saúde Pública e Instituto de Medicina Tropical).

O objetivo do Fórum é o de promover ampla reflexão e discussão sobre destinação, ocupação e uso dos campi universitários públicos com seus usuários (professores, alunos, funcionários) e a comunidade externa.

A cerimônia de abertura contará com a presença do coordenador do Campus da Capital, Antonio Marcos de Aguirra Massola; do coordenador do Quadrilátero Saúde/Direito, José Agenor Mei Silveira; do diretor administrativo do Gabinete do Reitor, Adilson Carvalho; o presidente do Conselho Gestor do Campus da Capital e diretor do Instituto de Biociências, Welington Braz Carvalho Delitti; e o vice-presidente do Conselho Gestor do Campus da Capital e diretor da FMVZ, José Antonio Visintin.

Na primeira mesa de debates, o tema será “Representação Social, Espaço Público e Universidade”, com a participação dos professores Euler Sandeville Junior, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM); José Guilherme Magnani, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); e Pedro Jacobi, da Faculdade de Educação e também do PROCAM.

À tarde, a partir das 14h, serão formados diferentes grupos de trabalho para discussão e aprofundamentos dos temas: Gestão de recursos naturais e resíduos; Governança do Campus; Mobilidade sustentável; Uso social do campus: cultura, arte, ciência e educação; Ocupação do solo: uso e edificações.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Cocesp. A participação no evento é gratuita. O auditório da FMVZ fica na Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. O evento também terá transmissão ao vivo pelo IPTV.
Mais informações sobre o Fórum podem ser obtidas através do telefone: 11-3091 1986 ou pelo e-mail: espacousp@usp.br

Primeiro Fórum

O Fórum Espaço Público foi instalado em abril de 2008 com a finalidade de abrir novos canais de diálogo com a comunidade usuária do Campus da Capital, que por definição não é uma área verde ou um parque público, mas uma área institucional voltada para a educação.

Naquele ano, durante seis meses, foram mobilizadas cerca de 200 pessoas interessadas em discutir o melhor uso do Campus. Os temas que nortearam os debates foram: Segurança em Saúde, Patrimonial e Pessoal; Infra-estrutura, Mobiliário Urbano e Suportes de Comunicação Social; Resíduos; Sistema Viário, Trânsito e Transportes; Patrimônio Natural, Histórico, Científico e Cultural do Campus; Relacionamento com o Entorno Sócio-Cultural, Político, Econômico e Científico.

O relatório final da 1ª Edição do Fórum pode ser consultado na página do perfil do Espaço Público no Stoa, a rede social da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.