Formados de graduação e pós-graduação recebem novo diploma da USP

17/02/2009 - Publicado há 15 anos

O grupo de alunos formados, que receberam o novo diploma da USP, com a reitora Suely Vilela e a secretária-geral, Maria Fidela de Lima Navarro (Crédito da foto: Francisco Emolo)

Uma cerimônia repleta de alunos, professores, funcionários e dirigentes da Universidade, além de pais e familiares emocionados e orgulhosos, marcou o lançamento do novo diploma da USP. O evento foi realizado no dia 12 de fevereiro, na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria.

Desenvolvido pelo professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Francisco Homem de Mello, o novo diploma, impresso na Casa da Moeda, dispõe, além de lay out inovador, de uma chave de segurança contra falsificações.

No novo documento, que atenderá a todas as Unidades de Ensino e Pesquisa da Instituição, nas áreas de graduação, pós-graduação, cultura e extensão, se identificam as insígnias da Universidade e da respectiva Unidade de Ensino e Pesquisa, além do selo do Brasil e o da USP, que incorpora a inscrição de um dos principais marcos da Instituição, a Praça do Relógio: “No universo da cultura, o centro está em toda a parte”, de autoria do reitor da USP de 1949 a 1950 e de 1969 a 1973, Miguel Reale (clique aqui para ver o modelo).

“A idéia que norteou a criação do novo diploma foi a de estar à altura da importância e tradição da Universidade e da dignidade que a peça representa”, destacou o professor Francisco Homem de Mello, durante a cerimônia.

Em seguida, a secretária-geral da Universidade, Maria Fidela de Lima Navarro, lembrou que o processo de desenvolvimento do novo diploma teve início em 2004, quando da gestão da então secretária-geral e atual secretária-adjunta de Ensino Superior do Estado de São Paulo e professora da Faculdade de Direito (FD), Nina Beatriz Stocco Ranieiri, que também esteve presente ao evento. “Em 2006, quando a primeira versão ficou pronta, começamos um trabalho de convencimento em todas as Unidades para a implantação do novo modelo”, contou Maria Fidela.

A cerimônia teve continuidade com a entrega, pela reitora da USP, Suely Vilela, dos novos diplomas a alunos formados, graduados e pós-graduados, de 32 Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade.

“Para coroar essa celebração, entregamos o novo diploma a graduados e pós-graduados representantes da maioria das Unidades da Universidade. Cumprimento-os e, aos dirigentes das Unidades, agradeço o apoio a esta realização, cujo significado transcende a modernização. Significa a unificação da linguagem com que traduzimos a importância de ser formado pela Universidade de São Paulo”, considerou a reitora.