Embaixadores da USP são recepcionados pela pró-reitora de Graduação na FFLCH

01/08/2008 - Publicado há 16 anos

A Diretoria da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e Comissão de Graduação da Unidade recepcionaram, no Salão Nobre da Unidade, hoje (01/08), os voluntários que participarão do Programa Embaixadores da USP, projeto que pertence ao INCLUSP, cuja gestão é realizada pela Pró-Reitoria de Graduação. Os Embaixadores da USP têm como objetivo a troca de experiências entre os alunos ingressantes na USP, oriundos da rede pública, com seus colegas terceiranistas de suas escolas de origem. Somente na FFLCH, este ano, ingressaram 394 estudantes que se formaram na rede pública.

Na mesa de abertura, o diretor da FFLCH, Gabriel Cohn, afirmou estar com imensa felicidade em participar daquele momento. "O Programa Embaixadores da USP é uma das ações mais alegres, simpáticas e importantes da Universidade", ressaltou. Para uma pláteia de voluntários, que ocupou o Salão Nobre da FFLCH, Cohn enalteceu a questão do estreitamento dos laços entre a escola pública e a Universidade de São Paulo, inclusive, porque a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas é o mais importante centro de Pesquisa do Brasil e uns dos maiores da América Latina. Prestigiando o encontro, a pró-reitora de Graduação, Selma Garrido, disse que é preciso levar adiante "essa ousadia", o Inclusp. "Dos ingressantes na USP, 75% advêem de escolas particulares, sendo que essas escolas são responsáveis por apenas 25% da formação no ensino médio. Portanto, precisamos reverter essa desigualdade social e os Embaixadores são a nossa melhor voz para quebrar a cultura da auto-exclusão, permitindo que os alunos do terceiro ano do ensino médio público concorram no vestibular e tragam uma outra cultura para a USP, melhorando a diversidade cultural da Universidade", explicou.

Os voluntários receberam, além das instruções, material de apoio, como cartilhas explicativas sobre o INCLUSP, cartazes, broches e colantes, que também foi enviado a todas as escolas da rede pública do Estado de São Paulo.