Eleição para vice-reitor da USP será realizada no dia 9 de março

05/03/2010 - Publicado há 14 anos

No próximo dia 9 de março (terça-feira), será realizada a eleição para a composição da lista tríplice de nomes para a escolha do vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP). O processo é organizado pela Comissão Eleitoral e pela Secretaria Geral da Universidade.

A eleição é realizada em um único turno. O Colégio Eleitoral é composto pelos membros do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais, o que corresponde a cerca de 320 votantes. Cada eleitor tem direito a apenas um voto, contendo, no máximo, três nomes de professores titulares em atividade na Universidade. Todos os professores titulares da USP, que atualmente somam cerca de 1.050, são elegíveis para o cargo.

A eleição começa às 13h30 e o primeiro escrutínio termina às 14h15.  A cédula oficial é utilizada na votação. Se houver necessidade, acontecerá o segundo ou terceiro escrutínios. O início de cada um ocorrerá cinco minutos após a proclamação do resultado do escrutínio anterior. O prazo para votação em cada novo escrutínio é de trinta minutos.

No segundo e terceiro escrutínio, o número de elegíveis corresponde no máximo ao número de vagas existentes para completar a lista tríplice.  Para a inclusão de nome na lista tríplice no primeiro e no segundo escrutínios, o candidato deverá obter maioria absoluta de votos do Colégio Eleitoral.

Seis mesas receptoras realizarão a apuração, que, em cada escrutínio, começa logo após o término da votação. Os votos dados a professores já eleitos em escrutínios anteriores não serão considerados.

Ao fim da apuração, os três professores mais votados serão proclamados eleitos, pela ordem dos votos recebidos e na seqüência dos escrutínios. Neste momento, está formada a lista tríplice que será enviada ao Governador do Estado, José Serra, que tem a prerrogativa de escolher qualquer um dos nomes que compõem a lista.

Para acompanhar a cobertura do processo de escolha do novo vice-reitor da Universidade, acesse, no próximo dia 9, a partir das 13h, o twitter da Assessoria de Imprensa da Reitoria.