Edusp comemora 50 anos promovendo simpósio internacional

O Simpósio Internacional “Livros e Universidades” será realizado no período de 5 a 8 de novembro. Comemoração inclui também catálogo com o registro completo de seus mais de 3.200 títulos e a edição de um vídeo institucional.

 16/10/2012 - Publicado há 12 anos
Por

A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) está completando 50 anos de fundação em 2012. Criada em 1962 sob a condição de atuar tão-somente como coeditora, foi a partir de 1988 que a Edusp tornou-se autônoma  para publicar as obras de reconhecido valor acadêmico que tão bem caracterizam sua identidade editorial.

As atividades programadas para lembrar o cinquentenário de criação da Edusp incluem a publicação de um catálogo com o registro completo de seus mais de 3.200 títulos já lançados, a edição de um vídeo institucional e, sobretudo, a realização do Simpósio Internacional “Livros e Universidades”, programado para o período de 5 a 8 de novembro, no auditório da Biblioteca Mindlin, na Cidade Universitária, em São Paulo.

A curadoria do Simpósio está sob a responsabilidade da professora do departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Marisa Midori Deaecto. “É da professora Marisa Midori a ideia de ter o próprio livro como símbolo máximo das comemorações, vale dizer, do livro entendido como principal repositório do conhecimento”, afirma o diretor-presidente da Edusp, Plinio Martins Filho. “Na programação, privilegiamos convidar os especialistas mais importantes, tanto nacionais quanto internacionais, que desenvolvem as principais reflexões a respeito do livro acadêmico e do mercado editorial em sua totalidade”.

Para a curadora Marisa Midori, o Simpósio Internacional “Livros e Universidades”, além de estar inserido no quadro de celebrações dos 50 anos da Edusp, “tem por objeto a edição universitária no Brasil e no mundo, ou seja, apresenta-se como um fórum de debates e trocas de experiências entre profissionais do livro, em particular, editores universitários das principais instituições internacionais e brasileiras”, define a professora da ECA.

As inscrições, inteiramente gratuitas, para participar do Simpósio Internacional “Livros e Universidades” – bem como o acesso a todas as informações e à agenda completa da programação e dos encontros – podem ser feitas através do site do evento.

(Jorge Vasconcellos, especial para a Sala de Imprensa)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.