Editais estimulam projetos em parceria com pesquisadores estrangeiros

Pesquisadores têm até março para inscreverem novos projetos em dois editais da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

09/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 24/05/2017 as 19:01

Os pesquisadores da USP têm até março para inscrever projetos em editais da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), cujo propósito é ampliar a cooperação acadêmica entre a USP e renomadas universidades estrangeiras.

Université Sorbonne Paris Cité

A USP e a Université Sorbonne Paris Cité (USPC) lançaram dois editais conjuntos para projetos em 2017: um para Projetos Conjuntos de Pesquisa e outro para Projetos Conjuntos para Inovação no Ensino Superior. O total de recursos investidos é de € 80 mil.

As inscrições para ambos os editais podem ser feitas até o dia 1º de março, pelo e-mail aucani@usp.br . Os editais e os formulários estão disponíveis na página da Agência.

Em 2014, USP e USPC assinaram um acordo de cooperação que permitiu a instalação de escritórios de representação nos respectivos campi, com o objetivo de promover pesquisas conjuntas, apoio pedagógico e intercâmbio acadêmico.

Humboldt-Universtät zu Berlin

A USP e a Humboldt-Universtät zu Berlin lançaram um edital conjunto para promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre as instituições em áreas de mútuo interesse. A iniciativa, uma ação da Aucani em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, tem como objetivo a identificação de pesquisadores com interesses comuns, promovendo a consolidação de equipes internacionais entre parceiros estratégicos.

Nesse programa, serão investidos recursos da ordem de € 100 mil. Cada projeto deverá ter dois líderes de equipe, um de cada instituição. Os líderes de equipe apresentarão o mesmo projeto ao coordenador científico de sua Universidade de origem. Os projetos aprovados receberão o equivalente a até € 20 mil, com duração de dois anos.

O prazo para a submissão de projetos termina no dia 31 de março. O edital completo está disponível no página do programa.