Do clássico ao popular, música deu o tom à cerimônia

 27/01/2010 - Publicado há 14 anos
Por

A Osusp, sob a regência da maestrina Lígia Amadio, e o Coral Lírico do Theatro Municipal, foram dois dos destaques da cerimônia de posse, na Sala São Paulo

As apresentações musicais foram os destaques da cerimônia de posse do reitor João Grandino Rodas. Logo no início da cerimônia, a pianista Eudóxia Barros (foto, à esquerda) tocou a Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, composta pelo compositor e pianista norte-americano Louis Moureau Gottschalk, em 1869 (clique nos títulos das obras para ouvir a gravação feita pela Rádio USP na cerimônia).

Em seguida, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), sob a regência da maestrina Ligia Amadio, executou a obra A Grande Porta de Kiev, de Quadros de uma Exposição, do russo Modest Mussorgsky, para marcar a entrada do Conselho Universitário e da Congregação da Faculdade de Direito no local da sessão solene. A Osusp apresentou também o Hino à Bandeira e o Hino Nacional Brasileiro, com a participação do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo, sob a regência do maestro Mário Zaccaro, para a entrada do Pavilhão Nacional, que foi conduzido por um integrante do Regimento 9 de Julho.

Ao final da cerimônia, a Osusp executou Va, Pensiero, da ópera Nabuco, de Giuseppe Verdi; Prelúdio de Os Mestres Cantores, de Richard Wagner; e Choros nº 10, de Heitor Villa-Lobos, com a participação de percussão da banda da Associação Meninos do Morumbi, que também, fez uma apresentação no hall principal da Sala São Paulo.

Nessa apresentação, o grupo (foto, à direita) apresentou repertório popular, com músicas de Gonzaguinha, Ary Barroso, Cidade Negra, Nando Reis, Geraldo Vandré, além de duas músicas de autoria própria. A Associação Meninos do Morumbi, fundada pelo maestro Flávio Pimenta, atende cerca de três mil jovens, a maioria residentes na periferia e em comunidades pobres da região sudoeste da cidade de São Paulo e em municípios vizinhos, como Embu, Taboão da Serra e Itapecerica.

(Créditos da fotos: Cecília Bastos, Ernani Coimbra e Marcos Santos)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.