Curso de Têxtil e Moda da EACH participa de feira e congresso do setor

16/04/2009 - Publicado há 15 anos

Entre os dias 14 e 17 de abril, o curso de Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP participa da Feira Tecnotêxtil Brasil 2009 e do 23° Congresso Nacional de Técnicos Têxteis (CNTT), que acontece simultaneamente no Expo Center Norte. A Feira Tecnotêxtil expõe máquinas de corte e costura de última geração, tecnologias de ponta, inovações, serviços e grandes novidades no segmento de têxtil. O público participante vai desde confeccionistas, empresários do setor têxtil, técnicos a estudantes da área. No espaço Via do Conhecimento da Feira, o curso de Têxtil e Moda da EACH vai divulgar a sua grade curricular e alguns trabalhos de seus professores e alunos em programas de iniciação científica sobre o assunto. Este curso, que oferece 60 vagas anuais e tem duração de quatro anos, oferece aos alunos uma visão completa do setor, pois eles estudam desde o processamento de matérias-primas até o lançamento de coleções, incluindo suas aplicações na indústria da moda e do vestuário. Já o 23º CNTT reúne grandes nomes do setor de têxtil para mostrar tendências e debater temas de relevância para esta indústria, e tem como tema central desta edição as fibras naturais. O professor do curso de Têxtil e Moda da EACH, Maurício Araújo, que participou como membro do subcomitê de Educação de Moda e Estilo na preparação do congresso, considera importante a participação da Universidade. “A participação nesta Feira e Congresso é uma forma de divulgar melhor o nosso curso para as empresas do setor, conseguir estágios para os estudantes e ter uma comunicação maior com o mercado e a indústria”. No congresso, no qual serão realizados quatro painéis, 56 palestras e oito mini-cursos, duas alunas de Têxtil e Moda vão expor seus trabalhos de iniciação científica, premiados no concurso de trabalho técnicos científicos do Congresso. A aluna do quarto ano, Adriana Yumi Sato Duarte, apresentará o trabalho “Produção de algodão orgânico, colorido e transgênico no Brasil e testes físicos de controle de qualidade da fibra e fio de algodão”; e Bruna Beatriz Petreca, formada em 2008 na primeira turma do curso, mostrará o trabalho “O refugo da moda: um ensaio sobre a saturação do consumo da capital paulista”. O Expo Center Norte está localizado na Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – no Shopping Center Norte.