CoralUSP abre inscrições para novos cantores

As inscrições estão abertas de 7 de janeiro a 31 de março, ou enquanto houver vagas. Para participar, não é preciso ter vínculo com a USP ou experiência prévia como cantor, basta se inscrever gratuitamente no site do Coral.

07/01/2013 - Publicado há 11 anos

O Coral Universidade de São Paulo (CoralUSP), ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), está com inscrições abertas para novos cantores. Para participar, não é preciso ter vínculo com a USP ou experiência prévia como cantor, basta se inscrever gratuitamente no site do Coral e, depois disso, passar por um teste de avaliação vocal.

Qualquer pessoa, com mais de 18 anos, pode se inscrever para uma vaga em um dos 11 grupos que ensaiam em diferentes pontos da cidade

Atualmente, o CoralUSP conta com 11 grupos e quatro oficinas corais, totalizando aproximadamente 450 cantores. Os ensaios e aulas acontecem em diversos pontos da cidade: na Cidade Universitária, no bairro do Butantã; na Estação Ciência, na Lapa; na Casa da Dona Yayá/USP, na Bela Vista; e na Faculdade de Direito, no centro da cidade. Cada grupo possui um repertório de diversos estilos: do erudito ao popular, passando por peças sacras, folclóricas, samba, MPB e rock.

Com média de 110 concertos por ano, o CoralUSP realiza apresentações na cidade de São Paulo, e também em outras cidades e Estados, levando ao público um repertório eclético, que combina músicas de diversos gêneros, épocas e estilos. “Uma pessoa que entra no Coral hoje, sem nunca ter cantado, pode se apresentar na Sala São Paulo no fim do ano, junto com a Orquestra Sinfônica da USP”, conta o diretor artístico e regente titular do CoralUSP, maestro Alberto Cunha.

Além dos ensaios regulares, os cantores do CoralUSP podem frequentar aulas de técnica vocal, percepção musical, história da música e diversos outros cursos. “Com isso, nossa ideia é musicalizar e ampliar os horizontes culturais dos cantores, como um verdadeiro curso livre de música”, explica o regente. Já as oficinas corais têm finalidade didática, em que é feito um trabalho prático de musicalização das pessoas que não têm experiência em coral e de preparo dos futuros cantores do coro.

As inscrições para novos cantores ficarão abertas de 7 de janeiro a 31 de março, ou enquanto houver vagas. Os candidatos devem se inscrever no site do coral e aguardar o contato da equipe do CoralUSP para agendar o teste de avaliação vocal. Informações pelo telefone: (11) 3091-5071 ou pelo e-mail: coralusp@usp.br.

Endereço dos locais de ensaio:

• Campus da USP da Capital – Cidade Universitária
  • Estação Ciência: R. Guaicurus, 1394, Lapa, próximo da Estação Lapa
  • Casa da Dona Yayá/USP: Rua Major Diogo, na Bela Vista, próximo ao metrô Anhangabaú
  • Faculdade de Direito da USP: Largo São Francisco, 95, no centro da cidade.

(Com informações da Divisão de Comunicação Institucional da PRCEU)