Concerto na Sala São Paulo abre a temporada 2013 da Osusp

19/03/2013 - Publicado há 11 anos

Empolgada com a fase de expansão, a Orquestra se prepara para receber novos instrumentos musicais e alcançar patamares de excelência mais altos

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) divulgou a programação de concertos para a temporada 2013, que trará grandes atrações como os regentes Kenneth Kiesler e Benoit Fromanger; e solistas como a percursionista britânica Dame Evelyn Glennie, a soprano americana Kathryn Jenkin, o violinista brasileiro Davi Graton, e a acordeonista alemã Claudia Buder. O repertório incluirá obras de grandes compositores nacionais e internacionais já consagrados, além da estreia de uma composição inédita de Newton Carneiro, encomendada especialmente para a Osusp.

A programação começa no próximo sábado, dia 23 de março, com um concerto na Sala São Paulo, sob a regência de Wagner Polistchuk e participação da pianista russa Olga Solovieva. Em homenagem aos 140 anos de nascimento de Rachmaninoff, o repertório trará o Concerto para Piano nº 2 em Dó Menor, Op. 18; a Apassionata, de Liduino Pitombeira; a Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis, de Ralph Vaughan-Williams; e o Poema Sinfônico Don Juan, Op. 20, de Richard Strauss.

A temporada, que terá mais oito apresentações no decorrer do ano, também apresentará a obra vencedora do Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri de 2013.

Se, por um lado, a Osusp se diferencia da maioria das orquestras universitárias por ser composta por músicos profissionais; por outro lado, é diferente de outras orquestras profissionais por ter um forte caráter educativo, que possibilita a pesquisa de novos estilos, a apresentação de novas propostas e a formação de músicos. “A Osusp não é uma orquestra de departamentos, é uma orquestra profissional que possui um perfil diferente. Aos 38 anos, a Orquestra é um grupo que tem de ser pensado em conjunto e tem de atender à sociedade que é carente de música erudita. Além de difundir a música no meio acadêmico, temos a responsabilidade de fazer concertos para a comunidade externa, levar a música sinfônica para fora dos muros da Universidade”, explica o diretor da Osusp, Edson Leite.

Cumprindo esse papel educativo, alguns dos convidados dessa temporada da Osusp realizarão master classes no decorrer do ano. A primeira será a master class de regência, com o maestro Kenneth Kiesler, que acontecerá entre os dias 12 e 17 de maio. Também estão programadas master classes com a percussionista Evelyn Glennie e com a acordeonista Claudia Buder.

Esse é um ano de expansão para a Orquestra. Além da contratação de músicos, a Osusp também está na expectativa da chegada dos novos instrumentos musicais, adquiridos recentemente pela Reitoria, em uma iniciativa inédita. “Acho que a Orquestra está em uma fase muito especial. Assim como a USP, que está construindo teatros, anfiteatros, comprando novos instrumentos musicais, investindo na área da cultura e da música. A partir desse ano, estamos dando um salto definitivo nesse campo porque, até agora, tínhamos potencial, mas não tínhamos equipamentos à altura da qualidade dos nossos integrantes”, afirma a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Outra novidade é que a Orquestra intensificará o registro de suas apresentações. A Osusp, que só havia gravado quatro vezes em sua história, já lançou dois CDs em 2013 e planeja gravar mais quatro, até o final do ano. Um livro contando a história e divulgando o trabalho da Orquestra também está sendo preparado para ser lançado em breve.

Os ingressos para a apresentação do dia 23 de março variam entre R$ 13 e R$ 63 e podem ser comprados na bilheteria da Sala São Paulo ou pela internet. Assinaturas anuais ou semestrais podem ser feitas apenas pela internet.

(Foto: Marcos Santos)