Comissão promoverá medidas para implantação da Praça dos Museus

Foi criada, no âmbito da Vice-Reitoria da Universidade, uma comissão especial para promover as medidas necessárias para a implantação da Praça dos Museus e a instalação dos Museus de Arqueologia e Etnologia (MAE) e do Museu de Zoologia (MZ) no local.

 10/03/2015 - Publicado há 9 anos
Por
Em função das medidas de reequilíbrio financeiro adotadas pela Universidade, as obras da Praça dos Museus estão paralisadas

Foi criada, no âmbito da Vice-Reitoria da Universidade, uma comissão especial para promover as medidas necessárias para a implantação da Praça dos Museus e a instalação dos Museus de Arqueologia e Etnologia (MAE) e do Museu de Zoologia (MZ) no local.

Uma das tarefas da comissão será a de intermediar as relações entre os Órgãos do Estado e entidades da sociedade para viabilizar os recursos necessários para o projeto.

No prazo de 120 dias, a comissão apresentará um plano gestor. O documento deverá conter um Programa Institucional-Curatorial, para subsidiar a qualificação arquitetônica dos três edifícios da Praça dos Museus, a partir das especificidades de seus diferentes usos, conforme projetos já elaborados; Programa de Educação e Ação Cultural, elaborado a partir das premissas da Difusão Científica, orientado para o estabelecimento de parcerias com as Secretarias de Estado da Cultura e da Educação, com a FAPESP e órgãos congêneres;  Programa de Obras e Instalações, para sustentar o cronograma de finalização das construções e do planejamento das respectivas ocupações dos edifícios; e o Programa Financeiro, para o equacionamento do investimento necessário à realização dos programas precedentes, com vistas à obtenção de auxílios junto às agências de fomento, entidades dedicadas ao apoio de projetos culturais e por meio de editais de financiamento de projetos científicos e culturais.

Fazem parte da comissão o vice-reitor Vahan Agopyan, que presidirá o grupo; a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda; a diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Maria Cristina Oliveira Bruno; o diretor do Museu de Zoologia (MZ), Marcos Domingos Siqueira Tavares, além de representantes da Procuradoria Geral e da Superintendência do Espaço Físico.

Em função das medidas de reequilíbrio financeiro adotadas pela Universidade, as obras da Praça dos Museus estão paralisadas.  Em agosto do ano passado, foram concluídos os trabalhos de complementação da Praça, conclusão da primeira etapa do MAE e do MZ e conclusão da primeira etapa da rua aérea. O prosseguimento da obra até essa etapa visou alcançar um estágio de segurança que evitasse a possibilidade de desmoronamento de encosta do entorno e prevenir o surgimento de pontos frágeis que poderiam danificar a obra durante a interrupção.

(Foto: Ernani Coimbra)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.