Colóquio Internacional inaugura presença da USP no Ano da França no Brasil

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

 

A reitora da USP, Suely Vilela, participou do colóquio que marcou o início da presença da USP na comemoração do Ano da França no Brasil (Crédito da foto: Ernani Coimbra)

 

 

A USP iniciou sua expressiva participação no Ano da França no Brasil integrando o “Colóquio Internacional Tolerância e Direitos Humanos: Diversidade e Paz”, realizado de 22 a 26 de abril no SESC Pinheiros. O evento foi uma iniciativa do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e contou com a presença da reitora da Universidade, Suely Vilela.

 

A importância da luta pela paz entre todas as nações e a necessidade de uma forte resistência contra as diversas formas de fanatismo e intolerância foram enfatizadas no colóquio. Durante os cinco dias de atividades, foram debatidos conflitos étnicos, religiosos e antissemitas, assim como todas as formas de discriminação.

 

Entre os diversos intelectuais e especialistas que apresentaram trabalhos no encontro, destacam-se a professora do Departamento de História da FFLCH, fundadora e coordenadora do LEI e presidente do Museu da Tolerância, Anita Waingort Novinsky; o embaixador Sérgio Paulo Rouanet; o jurista Dalmo de Abreu Dallari; a presidente da Fundação Pro Dignitate, de Portugal, Maria de Jesus Barroso Soares; o psicanalista Gilberto Safra; o sociólogo Carlos Alberto Torres; e o embaixador e jurista Celso Lafer.     

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail