Colóquio celebra acordo da USP com Université Sorbonne Paris Cité

A parceria, firmada em 2014, permitiu às duas Instituições a instalação de escritórios de representação nos respectivos campi, com o objetivo de promover pesquisas conjuntas e facilitar o intercâmbio acadêmico.

 09/12/2016 - Publicado há 7 anos
Por
5K2A6578
(Da esq.p/dir.) O embaixador Paulo C. de Oliveira Campos; o reitor da USPC, François Houllier; e o reitor da USP, Marco Antonio Zago

Um colóquio promovido entre os dias 28 e 30 de novembro, em Paris, celebrou o aniversário do acordo de cooperação entre a USP e a Université Sorbonne Paris Cité (USPC). A parceria, firmada em 2014, permitiu às duas Instituições a instalação de escritórios de representação nos respectivos campi, com o objetivo de promover pesquisas conjuntas e facilitar o intercâmbio acadêmico. O evento foi promovido pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e a USPC.

No dia 28 de novembro, na cerimônia de abertura do evento, o reitor Marco Antonio Zago  e o presidente da Aucani, Raul Machado Neto, foram recebidos pelo dirigente da instituição francesa, François Houllier, e pelo diretor de Relações Internacionais, Sébastien Velut. A cerimônia também contou com a presença do embaixador do Brasil na França, Paulo C. de Oliveira Campos, além de pesquisadores das duas universidades.

Em sua fala, o reitor da USP reforçou a importância do evento comemorativo e do sucesso do modelo de parceria adotado, que deve ter continuidade. O dirigente da USPC também ressaltou os avanços conquistados com a cooperação acadêmica e científica. Já o embaixador Paulo C. de Oliveira Campos destacou a importância das relações entre Brasil e França e colocou o corpo diplomático à disposição das instituições para apoiar programas educativos, científicos e tecnológicos.

A conferência principal do colóquio foi proferida pelo professor da Université Paris Diderot, Christian Hoffmann, que discutiu a influência do trabalho do filósofo Michel Foucault na psicanálise e no desenvolvimento científico.

Após a palestra, Zago dispôs dos serviços da Editora da USP (Edusp) para publicar os manuscritos resultantes das viagens que Foucault fez ao Brasil. Na USP, o filósofo esteve em duas ocasiões, em 1965 e em 1975. A proposta é que a obra seja editada nas línguas francesa e portuguesa, desde que seja obtida a autorização prévia do gestor-herdeiro da obra de Foucault, Frédéric Gros.

Nos dias 29 e 30 de novembro, pesquisadores da USP e da USPC participaram de workshops sobre energias do amanhã, desigualdades de gênero e imagem médica.

Escritórios de representação

O escritório de representação da USPC foi inaugurado na USP em setembro de 2015 e está localizado na Aucani, no campus de São Paulo. O escritório é coordenado pelo professor da USPC, Philip Miller, que ficará na USP como professor visitante até 2017. Miller é linguista, especialista em sintaxe e semântica e pragmática discursiva.

Em março deste ano, o professor do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Antonio Claudio Tedesco, foi o primeiro selecionado para coordenar, durante um ano, o escritório de representação da USP na USPC.

Graduado em Química pela USP, com pós-doutorado em Harvard (EUA) e na Université Paris Descartes, Tedesco é professor titular da FFCLRP desde 2008. Atua, principalmente, nas áreas de Química e Física, com ênfase em Fotoquímica, Fotobiologia e Fotomedicina.  Já publicou mais de 170 artigos em periódicos especializados, 420 trabalhos em anais de congresso e quatro capítulos de livros.

O convênio assinado entre a USP e a USPC prevê também o intercâmbio de docentes, pesquisadores e alunos de Graduação e Pós-Graduação, o oferecimento de programas de dupla titulação e o desenvolvimento de pesquisas em conjunto. O objetivo é aumentar a cooperação acadêmica em todas as áreas (exatas, humanas e ciências da vida), lançar editais de apoio pedagógico e científico entre as duas instituições, além de viabilizar o duplo diploma.

(Fotos: Divulgação)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.