CNPq concede 400 bolsas de iniciação científica júnior à USP

13/08/2009 - Publicado há 15 anos

A reitora Suely Vilela em evento do Grupo de Coimbra das Universidades Brasileiras, em que o presidente do CNPq anunciou a concessão de 400 bolsas de iniciação científica júnior à USP (Crédito da foto: Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marco Antonio Zago, anunciou ontem, dia 12 de agosto, a concessão de 400 bolsas de iniciação científica júnior à Universidade de São Paulo (USP). Segundo a pró-reitora de Pesquisa da Universidade, Mayana Zatz, a proposta é que essas bolsas atendam ao segundo ciclo de realização do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP, a partir do próximo ano.

O programa é uma iniciativa da Pró-Reitoria, que visa a apoiar projetos de pesquisa nas áreas exatas, biológicas e humanas, que possibilitem despertar e incentivar o interesse de alunos na rede pública de ensino mediante o acompanhamento de atividades e convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisa científica, oferecendo assim, oportunidades de complemento da formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e preparo para a vida profissional ao aluno participante.

Em outubro, será realizado, em São Paulo, um simpósio com os estudantes da primeira turma, que se encerrará naquele mês, para divulgar as pesquisas realizadas.

O anúncio da concessão das bolsas foi feito durante a assinatura da Carta de Entendimento entre o CNPq, a Universidade de Coimbra e o Grupo de Coimbra das Universidades Brasileiras, em Brasília, para promover e estimular a participação de estudantes do Brasil e de Portugal em programa de intercâmbio de doutorado-sanduíche. A reitora da USP e segunda presidente do Grupo de Coimbra, Suely Vilela, esteve presente ao evento.