Cidade Universitária oferece atividades na 3ª Virada Sustentável

O campus da Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, no Butantã, integra a 3ª Virada Sustentável da cidade de São Paulo com atividades gratuitas no Cepeusp, Centro de Informações, ECA e IB.

05/06/2013 - Publicado há 11 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 15:17

A 3ª Virada Sustentável da cidade de São Paulo acontece entre os dias 5 a 9 de junho, com o oferecimento de mais de 600 atividades gratuitas em mais de 150 lugares. Um destes locais é o campus da Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, no Butantã.

Inspirada na Virada Cultural de São Paulo, a Virada Sustentável é um evento que reúne diversas atrações culturais e recreativas que tenham como conteúdo principal os temas ligados à sustentabilidade – meio ambiente, diversidade, consumo consciente, biodiversidade, direitos humanos, clima, energia, mobilidade etc. São peças de teatro, mostras de cinema, exposições de fotos, shows, instalações, performances, oficinas, jogos universitários e diversas outras atrações e ações, todas de conteúdo diretamente relacionado à proposta central do evento, que é “inspirar” o cidadão a conhecer os temas da sustentabilidade utilizando uma abordagem diferente, positiva, na qual a arte e a diversão aparecem como principais elementos de conscientização para uma sociedade melhor.

Na Cidade Universitária, a programação é variada e terá a realização de jogos, rodas de conversa, exibição de filmes, oficinas, palestras e serviços gratuitos à comunidade, entre outros, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), Centro de Informações, Escola de Comunicações e Artes (ECA) e Instituto de Biociências (IB).

O Centro de Informações da Prefeitura do Campus USP da Capital será o principal ponto da Virada na USP. Neste local, os participantes poderão conhecer novas tecnologias na área ambiental, realizar descarte de garrafas, copos de plástico e de eletrodomésticos de baixo consumo e pequeno porte. Um dos destaques é a apresentação “Lixeiras subterrâneas”, nos dias 7 e 8, que mostra um novo método de coleta de resíduos nas cidades. No Cepeusp, a atividade será a realização do jogo “Dez minutos ou dois gols”, no dia 6, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Comunicação e Sustentabilidade

A ECA oferece pela primeira vez atividades centradas na relação Comunicação e Sustentabilidade: quais as conexões teóricas e empíricas entre esses dois temas, como a comunicação influencia a sustentabilidade e viceversa.

A abertura da Virada na Escola será no dia 6, quinta-feira, às 9h30, e, em seguida acontece a mesa-redonda “Comunicação, Redes Digitais e Sustentabilidade”, com a participação dos professores da Unidade, Margarida Maria Krohling Kunsch – diretora da ECA e que pesquisa a sustentabilidade e a relação com comunicação; Massimo Di Felice e Sérgio Bairon; além da jornalista Taís Brianezi, colaboradora da parceria entre a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP e a Ong OCA.

Também no dia 6, a partir das 14h, no Auditório de Artes do Departamento de Comunicações e Artes, os alunos e professores dos cursos de Educomunicação e Relações Públicas da ECA receberão os alunos da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Heliópolis para apresentação de trabalhos e participação nas demais atividades que serão realizadas na Escola durante a Virada Sustentável, com o objetivo de aproximar a Universidade das escolas públicas. Às 14h30, alunos da ETEC farão uma exposição de trabalhos sobre meio ambiente, realizados por eles. Após as apresentações haverá debate com alunos e professores da ECA, Carmen Gattás, Lucilene Cury e Ricardo Alexino.

No Instituto de Biociências, as atividades que compõem a Semana do Meio Ambiente na Unidade também fazem parte da Virada Sustentável. No dia 6, às 12h, será realizada a palestra “Produção de alimentos orgânicos e sustentabilidade”; e às 16h, haverá uma oficina sobre compostagem e plantio orgânico.

Confira aqui a programação da Virada na Cidade Universitária e veja abaixo os endereços dos locais das atividades. Para mais informações sobre a Virada acesse: http://www.viradasustentavel.com/site/

Endereços

Centro de Informações da Prefeitura do Campus USP da Capital