Cerimônia formaliza doação da biblioteca do professor Vanzolini

 24/04/2008 - Publicado há 16 anos
Por

(Foto: Ernani Coimbra)

A reitora da USP, Suely Vilela, e o professor Paulo Emílio Vanzolini durante a solenidade

"Não vejo alternativa senão doar minha biblioteca ao Museu de Zoologia e agradeço a compreensão de minha família por isso". Foi com essa frase bem humorada que o professor Paulo Emílio Vanzolini explicou sua resolução em doar seu acervo, com mais de 25 mil itens, ao Museu da USP. A cerimônia de formalização da doação foi promovida no dia 23 de abril, na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria.

Avaliada em mais de US$ 300 mil, a Biblioteca do professor Vanzolini, segundo o diretor do Museu de Zoologia, Sérgio Antonio Vanin, é um dos maiores acervos de herpetologia da América do Sul, constituído por 20 mil separatas, 1.372 fascículos de periódicos, 93 obras raras, 1.938 livros e 2.042 mapas. “Com essa doação, a Biblioteca do Museu passará a dispor de importante base para novos estudos na área de herpetologia tropical”, enfatizou o diretor.

A reitora da USP, Suely Vilela, ressaltou a notabilidade do professor Vanzolini não só como cientista, mas também como um dos principais compositores brasileiros. “O que muitos desconhecem é que boa parte da sua Biblioteca foi composta graças aos recursos obtidos com os direitos autorais de suas canções. Pode-se, portanto, dizer, nesse e em outros casos, que a ciência deve muito à arte, mostrando que, de fato, elas não se dissociam”, afirmou.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.