Centro de Saúde Escola da Faculdade de Saúde Pública comemora 90 anos

Simpósio internacional, realizado nos dias 26 e 27 de novembro, celebrou o aniversário da instituição debatendo os desafios para o futuro: fazer a integração com a rede do SUS sem deixar de ser referência na área da saúde para todo o Brasil.

 30/11/2015 - Publicado há 8 anos
Por

O primeiro Centro de Saúde da América Latina foi criado oficialmente pelo Decreto nº. 3874 de 19/7/1925, nas dependências do antigo Instituto de Higiene, hoje Faculdade de Saúde Pública (FSP). O Centro é ligado à diretoria desta Faculdade e integra a Coordenadoria Regional de Saúde Centro-Oeste – Supervisão Lapa/ Pinheiros

FSP - CSE - simpósio 90 anos- abertura - reitor
Abertura do simpósio com a participação do reitor Marco Antonio Zago (em destaque) e, na mesa, do diretor do Centro, Paulo Rogério Gallo; do diretor da FSP, Victor Wünsch Filho; e do representante da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Alexandre Neves

Neste ano, o Centro de Saúde-Escola “Geraldo Horácio de Paula Souza”, ligado à Faculdade de Saúde Pública (FSP), está comemorando 90 anos de sua fundação. Para marcar a data, o Centro promoveu, nos dias 26 e 27 de novembro, o 1º Simpósio Internacional Educação e Redes de Atenção à Saúde: Interfaces, Conquistas e Desafios.

O evento teve como objetivo ser um espaço de integração entre a teoria e a prática, na perspectiva da pesquisa, do ensino e da assistência, aprofundando a reflexão sobre as especificidades da formação dos profissionais para o exercício das atividades no campo da atenção primária. O simpósio reuniu profissionais e estudantes da área da sáude.

Na abertura do evento, o diretor da FSP, Victor Wünsch Filho, ressaltou que “comemorar 90 anos de uma instituição remete a relembrarmos os fatos históricos que ocorreram nesta longa jornada”. Ele destacou o fato de este ser o primeiro do Brasil e da América Latina criado como Centro de Saúde-Escola, realizando atividades nas áreas de assistência, pesquisa e ensino.

“Estou grato em participar da abertura de um evento comemorativo de 90 anos de uma Instituição, o que não é tão comum no Brasil”, disse o reitor Marco Antonio Zago. O dirigente lembrou que as questões médicas e sanitárias mudaram muito ao longo desse período e que os problemas da saúde estão relacionados não só à quantidade, mas à qualidade dos profissionais da área. “A USP tem a obrigação de contribuir para a qualificação desses profissionais e, por isso, nós valorizaremos o Centro-Escola nos próximos anos, pela sua qualidade”, finalizou.

Em seguida, houve a apresentação do Coral da USP. Depois, profissionais que atuaram e continuam trabalhando no Centro deram depoimentos sobre suas experiências em um colóquio.

Debates

No segundo dia do simpósio, 27 de novembro, as discussões sobre saúde e a importância do Centro continuaram com a abordagem de diversos assuntos, que contaram com a participação de professores da Escola de Enfermagem, da Faculdade de Medicina, da própria FSP e de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Simpósio CSE-FSP - CSE - simpósio 90 anos- palestra - Alexandre Kalache
O médico e ex-diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da OMS em Genebra, Alexandre Kalache, foi um dos participantes dos debates do Simpósio

Pela manhã, os temas foram: “Saúde Integral: um desafio no campo da promoção de saúde” e “Nova agenda da Saúde: o envelhecimento e seus desafios”. No período da tarde, os debates continuaram abordando os cuidados primários e promoção de saúde, a humanização no cotidiano das práticas de atenção primária; e o papel da Universidade na formulação e implementação das políticas de saúde.

O encerramento do simpósio e das comemorações dos 90 anos foi feito pelo diretor do Centro, Paulo Rogério Gallo, que falou sobre o papel do órgão na estruturação da rede escola de Unidades de Saúde no contexto de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS).

O diretor lembrou que o Centro foi fundado com uma nova proposta baseada no usuário e que o desafio é pensar no futuro e nas necessidades de saúde da população e da comunidade científica no contexto da gestão. Um dos objetivos é fazer a integração com a rede do SUS sem deixar de ser referência na área da saúde para todo o Brasil.

Referência

Centro de Saúde Escola
Assim como a FSP, o Centro de Saúde Escola está localizado na Av. Dr. Arnaldo, 715 – Cerqueira César, São Paulo

Além de oferecer atendimento de qualidade aos moradores de bairros paulistanos e desenvolver atividades de pesquisa e ensino, o Centro de Saúde-Escola “Geraldo de Paula Souza”é referência no Estado de São Paulo e no país quanto à implementação de programas que norteiam ações do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal.

Atualmente, o Centro tem importância estratégica do ponto de vista assistencial por atender pessoas de uma área distrital de maior abrangência do município de São Paulo, atingindo cerca de 110 mil moradores. Desenvolve atividades na atenção primária e secundária, enfatizando a importância do trabalho em equipe multiprofissional, com serviços que vão desde a geriatria, fonoaudiologia, homeopatia, nutrição, dermatologia sanitária (hanseníase), saúde mental, saúde da mulher, da criança e do adolescente, tisio-pneumologia, homeopatia e nutrição até programas de atenção à violência sexual, terapia ocupacional e vigilância sanitária.

Diferentemente das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que oferecem apenas assistência ao usuário, o Centro direciona seu foco também na formação de profissionais e na pesquisa científica, recebendo estagiários, residentes e profissionais de várias regiões de São Paulo e do Brasil.

Todo ano, cerca de 500 alunos da graduação e profissionais exercem suas atividades nas dependências do Centro. São pessoas da própria USP, ligadas às Faculdades de Saúde Pública e Medicina e da Escola de Enfermagem, bem como de instituições externas como o Hospital Sírio Libanês, Universidade Santo Amaro (Unisa), Hospital Servidor Público Municipal, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (GO), dentre outras.

(Fotos: Ernani Coimbra e Adilson Godoy)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.