Aluna e professora da USP recebem Prêmio Santander Universidades

25/11/2010 - Publicado há 13 anos
(da esq.p/dir) Luciana Alves de Lima Maniá, o reitor João Grandino Rodas, Luiza da Silva Lopes e o reitor da USP, no período de 1993 a 1997, Flávio Fava de Moraes, na cerimônia de premiação

Uma professora e uma aluna da USP foram vencedoras do Prêmio Santander Universidades 2010: Luiza da Silva Lopes, na categoria Ciência e Inovação, e Luciana Alves de Lima Maniá, na categoria Empreendedorismo.

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 24 de novembro, na Sala São Paulo. No evento, que contou com a presença do reitor João Grandino Rodas, foram contemplados, ao todo, 20 projetos, entre os mais de 5 mil inscritos de todo o Brasil. Cada um dos vencedores recebeu R$ 50 mil.

Luiza da Silva Lopes, professora doutora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), foi ganhadora do Prêmio Santander de Ciência e Inovação, na categoria Saúde, com um trabalho sobre regeneração do nervo ciático. Para ela, o valor do concurso está na divulgação de suas descobertas para fora dos muros acadêmicos. “Ao mesmo tempo em que se conquista o reconhecimento nacional, aumenta-se a responsabilidade de fazer pesquisas de qualidade e aplicação prática”, afirmou ela.

Já Luciana Alves de Lima Maniá, estudante da Escola Politécnica (EP) e vencedora na categoria Tecnologia da Comunicação, Informação, Cultura e Educação, com o site BrinqueLink, o prêmio em dinheiro será investido prioritariamente na implantação do projeto. A previsão é que o site, que reúne diversão, busca e compra de produtos e educação financeira, entre no ar nos próximos seis meses. “Programamos retorno financeiro em até 21 meses”, conta ela.

(Com informações do Portal Universia / Foto: Ernani Coimbra)