Alunos podem se inscrever para concorrer a bolsas de intercâmbio no exterior

Bolsas para universidades estrangeiras são destinadas a estudantes de Graduação e de Pós-Graduação

12/01/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/05/2017 as 16:48

Alunos de Graduação e de Pós-Graduação têm a oportunidade de concorrer a várias bolsas de intercâmbio em universidades estrangeiras. Os editais estão disponíveis na página da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

Université de Bordeaux

Até o dia 30 de janeiro, estão abertas as inscrições para o programa de Mobilidade Internacional para alunos de Graduação – Erasmus+ Ação-chave 1 – Université de Bordeaux, que oferece 2 vagas de intercâmbio na Université de Bordeaux (França), para intercâmbio durante o 2º semestre de 2017.

O programa é voltado a estudantes de Graduação com excelente desempenho acadêmico para a realização de disciplinas relacionadas ao seu curso. O intercâmbio ocorrerá no âmbito da Ação-chave 1 – Mobilidade de Indivíduos (Key Action 1 – Mobility of Individuals), do Programa Erasmus+, da União Europeia cujo intuito é impulsionar qualificações e empregabilidade por meio da educação, formação, juventude e desporto.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Mundus e as dúvidas podem ser enviadas pelo Fale Conosco do sistema.

Yale

Estudantes de Pós-Graduação das áreas de relações internacionais e assuntos globais, gestão ambiental, saúde pública, economia e finanças, ciências sociais, ciências políticas, direito e história contemporânea, com preferência por temáticas contemporâneas aplicadas, têm até o dia 3 de fevereiro para se inscreverem no Fox International Fellowship Program, da Universidade de Yale (EUA).

Os candidatos selecionados permanecerão 1 ano acadêmico em Yale para desenvolver sua pesquisa. Mais informações na página do programa.

Parcerias Estratégicas

Alunos de Graduação têm até o dia 8 de fevereiro para concorrerem a uma das 46 bolsas para intercâmbio durante o 2º semestre de 2017, oferecidas pelo programa Parcerias Estratégicas – Mobilidade Internacional para Alunos de Graduação. As universidades estrangeiras disponíveis são parceiras da USP e ocupam posição de destaque nos rankings internacionais.

Bolsas para treinamento teórico e prático em idiomas

Até o dia 19 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsa para Treinamento Teórico e Prático em Idiomas. São dez vagas para alunos de Pós-Graduação como parte de sua formação e experiência pedagógica no ensino do Inglês, junto ao Programa Language Education at USP. Os alunos devem estar regularmente matriculados nos programas: Programa “Estudos Linguísticos e Literários em Inglês” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); Programa de Letras da FFLCH; e Programas da Faculdade de Educação (FE).

As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Mundus e as dúvidas podem ser enviadas para o e-mail aucani.idiomas@usp.br.

Linköping University Summer Academy

Também estão abertas as inscrições para seis editais da Linköping University Summer Academy (Suécia), que acontecerá de 30 de junho a 29 de julho de 2017. As inscrições são para os cursos: Academic English; Drug Addiction – From Genes to Behaviour; Exploring Sweden; the Anthropological Way; Entrepreneurship and Knowledge Implementation for Improved Health Care; Innovation and Entrepreneurship in a Swedish context; e Leadership and Organisational Behaviour in Contemporary Organisations.

Alunos de Graduação podem se inscrever até o dia 20 de fevereiro, exclusivamente pelo Sistema Mundus. As dúvidas podem ser enviadas pelo Fale Conosco do sistema.