A história da cidade de São Paulo contada através das suas avenidas

Uma importante contribuição para a compreensão do desenvolvimento da metrópole paulistana

 08/12/2009 - Publicado há 14 anos
Por

Os últimos cinquenta anos do planejamento urbano na cidade de São Paulo são analisados no livro ‘Avenidas 1950-2000: 50 Anos de Planejamento da cidade de São Paulo’, dos autores Geraldo Borghetti e Witold Zmitrowicz. O livro foi editado pela Editora da USP (Edusp).  

ANTES… Avenida Paulista no sentido oeste, ano de 1952.(Crédito da Foto: Prefeitura do Município. Secretaria da Cultura. Departamento do Patrimônio Histórico – DPH) 
…DEPOISAvenida Paulista no sentido contrário, em 2003. (Crédito da Foto: Marcos Rosa).


Esta publicação tem como ponto de partida os projetos viários propostos para a cidade na década de 50 e no começo dos anos 2000. São 196 páginas com capa dura, nas quais se apresentam um breve histórico da cidade, dados sobre a organização administrativa e um panorama do planejamento viário desenvolvido no período, os principais planos e projetos viários elaborados e implantados; tudo isso fartamente ilustrado com plantas, projetos e croquis, sendo uma importante contribuição para a compreensão do desenvolvimento da metrópole paulistana. Um dos fatores a ser destacado neste livro, é a inclusão de avenidas das diversas regiões da capital de São Paulo – leste, oeste, norte e sul – e não somente às da região central ou as localizadas em áreas nobres. Todos os dados são mostrados a partir do ponto de vista de dois participantes das equipes de engenheiros e urbanistas envolvidos nos projetos. Pois, os autores do livro têm ampla experiência na área de planejamento urbano, estruturas territoriais, fluxos da cidade de São Paulo. Geraldo Borghetti é formado pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Engenheiro da Prefeitura Municipal de São Paulo a partir de 1955, onde foi chefe da Divisão de Planejamento Geral da cidade, chegando a exercer o cargo de secretário de Vias Públicas, além de ter sido superintendente de Obras da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) da cidade. Witold Zmitrowicz é graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, com mestrado e doutorado em engenharia pela Poli. Aposentou-se na Prefeitura de São Paulo em 1997, onde atuou, entre outras funções, como diretor de planejamento na Coordenadoria Geral do Planejamento, Secretaria Municipal de Transportes e Secretaria Municipal de Planejamento. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli.  


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.