Busca pela excelência acadêmica é meta dos diretores do IFSC e IQSC

Tomaram posse, na manhã desta segunda-feira, dia 23 de agosto, os novos diretores do IFSC, Antônio Carlos Hernandes, e do IQSC, Albérico Borges Ferreira da Silva.

25/08/2010 - Publicado há 14 anos

Foram empossados, na manhã desta segunda-feira, dia 23 de agosto, os novos diretores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Antônio Carlos Hernandes, e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Albérico Borges Ferreira da Silva, em cerimônia realizada no campus de São Carlos.

Em seu discurso de posse, o novo diretor do IFSC, Antônio Carlos Hernandes, há 25 anos na USP, fez um panorama deste Instituto e, que ele espera ter um “crescimento contínuo e seguro, deste, que é um dos maiores Institutos de Física do país”.

Aumentar o contato com Instituições estrangeiras

O diretor do IFSC, Antonio Carlos Hernandes

Hernandes disse que é preciso mais investimento de pessoal e modernizar a infraestrutura. Ele também citou o projeto IFSC 2024, que pretende implantar durante sua administração, do qual faz parte um Grupo de Estudos para inserir os alunos em grupos de pesquisas no exterior; o incentivo à dupla titulação entre os alunos da graduação; ampliar as atividades de cultura e extensão; e a criação, recentemente implantada, de uma Assessoria de Comunicação para divulgar a Unidade dentro e fora da Universidade.

Atualmente, o IFSC tem 77 professores e mais de 900 alunos. São 588 alunos na Graduação, distribuídos entre os cursos de Bacharelado em Física, Ciências Físicas e Biomoleculares, Física Computacional e Licenciatura em Ciências Exatas – esse último é oferecido em co-responsabilidade com o IQSC e com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC); e 316 na Pós-Graduação.

Com 167 funcionários, esta Unidade é composta por dois departamentos: o de Física e Informática, e o de Física e Ciência dos Materiais; possui uma área edificada com cerca de 20 mil metros quadrados, distribuídos em salas de aula, salas pró-alunos, laboratórios de ensino, anfiteatro, biblioteca, um auditório com 250 lugares e 65 laboratórios de pesquisas.

Ampliação dos cursos e da infraestrutura

O diretor do IQSC, Albérico Borges Ferreira da Silva

O novo diretor do IQSC, Albérico Borges Ferreira da Silva, aproveitou a cerimônia em conjunto com o IFSC para ressaltar que o papel de destaque na produção científica da USP tem sido uma das semelhanças entre os dois Institutos desde seu desmembramento – que de 1971 até 1994 formaram o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC).

Entre as propostas de sua gestão, Silva pretende aumentar o número de cursos de graduação da Unidade, que atualmente têm dois cursos, o Bacharelado em Química e Licenciatura em Ciências Exatas; colaborar mais ainda com os cursos de outras Unidades do Campus, através do ensino das disciplinas da área de Química; ter um novo prédio para o funcionamento da administração; além de outro para poder abrigar as várias áreas de pesquisa, este localizado no Campus 2.

O IQSC é constituído por dois departamentos, o de Química e Física Molecular, e o de Físico-Química, dos quais fazem parte 53 professores. São 282 alunos nas suas duas graduações, e 266 na Pós-Graduação, que oferece cursos nas áreas de Físico-Química e de Química Analítica, além de ter 118 funcionários.

“A tomada de posse de novos dirigentes da USP é sempre uma celebração”, disse o reitor João Grandino Rodas. Depois, fez um agradecimento aos ex-diretores do IFSC e IQSC na última gestão, pela dedicação e empenho à USP, respectivamente, Glaucius Oliva e Edson Antonio Ticianelli. Ele lembrou que mesmo separados em dois Institutos, as duas Unidades não se enfraqueceram, e continuaram mantendo a excelência acadêmica.

Por fim, o reitor ressaltou o dever que as Universidades públicas têm com a população, que financiam as suas atividades, e que, por isso, em especial a USP, precisa sempre ser uma Universidade que favoreça os paulistas e pessoas de outros Estados, como é atualmente.

A cerimônia de posse foi destaque no Jornal Primeira Página, edição de 24 de agosto de 2010, no caderno de São Carlos, página B3.  Clique aqui para ler a matéria.

(Crédito das Fotos: Ernani Coimbra)