Biblioteca Digital de Obras Raras da USP incorpora a coleção digital de jornais de Itu

A Coleção de Jornais de Itu dos séculos XIX e XX foi digitalizada, indexada e agora está disponível na Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP.

 10/12/2013 - Publicado há 10 anos
Por

A Coleção de Jornais de Itu dos séculos XIX e XX foi digitalizada, tratada, indexada e disponibilizada por meio da Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP.

Por enquanto, três títulos já foram digitalizados: “O Ytuano”, “Imprensa Ytuana” e “República”

O trabalho, resultado de uma parceria do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), do Museu Paulista (MP) e do Museu Republicano “Convenção de Itu”, assegura amplo acesso ao conjunto documental, agora de forma on-line, e garante a preservação do material original.

A coleção completa de jornais impressos é composta por 11 títulos, contendo informações sobre o cotidiano das cidades de Itu e região. O período abrangido pelos jornais acompanha a temática institucional, que contempla o campo da História da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Por enquanto, apenas três títulos foram digitalizados e já estão disponíveis para consulta na Biblioteca Digital de Obras Raras: “O Ytuano” (1873-1875), “Imprensa Ytuana” (1876-1891) e “República” (1890-1926). Gradualmente, toda a coleção passará pelo mesmo processo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.