Presidente do Parlamento irlandês visita a Universidade

Nesta semana, a Reitoria recebeu visitas de delegações da Irlanda e da China

 22/03/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 26/03/2019 as 14:52
Por
O presidente do Parlamento irlandês, Seán O’Fearghail (sexto a partir da esq.), foi recebido pelo reitor Vahan Agopyan (quinto a partir da esq.) – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

No dia 21 de março, o presidente do parlamento irlandês, Seán O’Fearghail, visitou a Reitoria e foi recebido pelo reitor Vahan Agopyan e pelo presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto.

O político falou sobre a importância que o governo irlandês tem dado à educação nas últimas décadas. “Há muito para fazer em relação à educação e ao combate à pobreza, e agora estamos procurando oportunidades para investir e colaborar com instituições de ensino e universidades da Irlanda e de países como o Brasil”, disse O’Fearghail.

O’Fearghail estava acompanhado do embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, e de sua esposa, Susan Hoy; do cônsul-geral da Irlanda em São Paulo, Barry Tumelty; e da cônsul adjunta, Jill Henneberry.

O reitor Vahan Agopyan reforçou que a Universidade tem grande interesse em buscar oportunidades e ampliar suas relações com as instituições irlandesas.

Também participaram da reunião a coordenadora da Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats, Laura Patrícia Zuntini de Izarra; o diretor adjunto da Aucani, Valmor Alberto Augusto Tricoli; o assessor do Gabinete, Gerson Damiani; e a professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Munira Hamud Mutran.

China Agricultural University

Outra delegação que visitou a Reitoria nesta semana foi a da China Agricultural University (CAU). O reitor da CAU, Sun Qixin, foi recebido pelo reitor da USP, Vahan Agopyan; pelo pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; pelo presidente da Aucani, Raul Machado Neto; e pela presidente da Comissão de Relações Internacionais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Helaine Carrer.

Na delegação chinesa também estavam o diretor de Relações Internacionais, Feng Weizhe; o diretor da Faculdade de Economia e Administração, Guo Pei; e o diretor da Faculdade de Agronomia e Biotecnologia, Jin Weiwei.

Além de estudarem novas oportunidades para ampliar a parceria já existente entre as duas universidades, a reunião também discutiu as ações da iniciativa Agrofood 5 Alliance (A5) – rede formada pela CAU, USP, Universidade de Wageningen (Holanda), Universidade da Califórnia (EUA) e Universidade de Cornell (EUA) com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável da agricultura e da cadeia de produção de alimentos.

No mesmo dia, a delegação chinesa seguiu para Piracicaba, onde fará uma visita especial à Esalq.

Além da Reitoria, a delegação chinesa visitará a Esalq – Foto Marcos Santos/USP Imagens

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.