Pós-Graduação promove workshops sobre Programa de Internacionalização

05/09/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 06/09/2019 as 10:48
Arte sobre mapa e foto: Jornal da USP

Nos dias 10 e 11 de setembro, mais de 30 universidades e agências de fomento nacionais e internacionais, parceiras da USP no Programa de Internacionalização (PrInt) da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), estarão na Universidade para discutir as estratégias de internacionalização e as possibilidades de colaboração com alunos e docentes.

Está prevista a participação de instituições da Alemanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, México, Países Baixos, Portugal e Reino Unido.

No dia 10 de setembro, das 9h às 17h, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, serão promovidos workshops em que os interessados terão a oportunidade de conhecer as políticas de mobilidade e de dupla titulação das universidades parceiras. Cada universidade terá 20 minutos para interagir com os alunos e docentes.

A programação do workshop inclui também a apresentação das cinco áreas de pesquisa abrangidas pelo programa – Translational Plant and Animal Sciences, Health and Diseases, Technology, Earth and Space e Arts and Humanities – por seus respectivos coordenadores.

Na quarta-feira, dia 11, no prédio do Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP, das 9h às 17h, as universidades e agências de fomento participantes do evento estarão em estandes para apresentar seus programas de internacionalização.

Não há necessidade de inscrição prévia. O Anfiteatro Camargo Guarnieri está localizado na Rua do Anfiteatro, 109, e o Inova USP, na Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370, ambos na Cidade Universitária, em São Paulo.

A promoção do evento faz parte das comemorações dos 50 anos da pós-graduação na USP, que inclui uma série de atividades que serão realizadas no período de 9 a 13 de setembro, culminando, nesse último dia, com as cerimônias de entrega do Prêmio Tese Destaque USP 2019 e do Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP.

O programa

No ano passado, a USP foi uma das universidades selecionadas pela Capes para fazer parte do PrInt, que visa a fomentar o desenvolvimento de planos estratégicos de internacionalização como meio de melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação nacionais e de conferir maior visibilidade internacional à pesquisa científica realizada no Brasil.

As instituições que, como a USP, tiveram seus projetos contemplados estão recebendo recursos para o financiamento de atividades como auxílio para missões de trabalho no exterior, bolsas de estudo no exterior (doutorado sanduíche e professor visitante) e no Brasil (pós-doutorado e jovem talento com experiência no exterior) e material de consumo.

Ao todo, o programa investirá R$ 144 milhões nos próximos quatro anos. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação já lançou seis editais relacionados ao PrInt-Capes.