Pós-Graduação lança editais para missões acadêmicas e doutorado sanduíche

Os editais são destinados apenas aos programas de pós-graduação participantes do Programa PrInt USP/Capes

07/05/2020 - Publicado há 4 anos
Foto: Freepik CC

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) lançou dois editais para ações de promoção da internacionalização da pesquisa e da pós-graduação na USP.

Os editais integram o Programa PrInt USP/Capes, que concentra os investimentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizados em um período de quatro anos, com o propósito de aumentar a inserção da pós-graduação da USP no cenário internacional.

O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) oferece bolsas de estágio para alunos de doutorado complementarem seus estudos em centros de pesquisa no exterior. Ao todo foram disponibilizadas 480 bolsas de seis meses, sendo que cada programa poderá ter de duas a quatro bolsas.

Os programas de Pós-Graduação têm até o dia 10 de julho para enviarem a relação dos candidatos indicados, assim como a documentação exigida no edital. As saídas devem ser realizadas entre os meses de outubro e dezembro de 2020. Os alunos devem retornar e permanecer no Brasil para a integralização de créditos e defesa de tese.

Já o Programa de Apoio a Missões Acadêmico/Científicas no Exterior (Pame) financiará visitas a grupos de excelência no exterior, com o objetivo de estimular pesquisas em conjunto, convênios de dupla-titulação, fortalecimento e prospecção de redes de colaboração e financiamentos externos.

A missão equivale a uma viagem de curta duração, de 7 a 15 dias, de um orientador para instituições parceiras do exterior. Cada missão terá um orçamento máximo de R$ 30 mil. As inscrições devem ser feitas pelo programa de Pós-Graduação até o dia 10 de julho. As missões devem ocorrer entre outubro de 2020 e março de 2021.

Os editais são destinados apenas aos programas de doutorado participantes do Programa PrInt USP/Capes. Cada programa de Pós-Graduação deverá divulgar aos seus alunos e orientadores o cronograma estabelecido para o recebimento das inscrições e seleção das propostas que serão submetidas à Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Mais informações podem ser encontradas na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou pelo e-mail print@usp.br

PrInt USP/Capes

O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) é uma iniciativa da Capes que visa a fomentar o desenvolvimento de planos estratégicos de internacionalização como meio de melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação nacionais e de conferir maior visibilidade internacional à pesquisa científica realizada no Brasil.

As instituições que, como a USP, tiveram seus projetos contemplados receberão recursos para o financiamento de atividades como auxílio para missões de trabalho no exterior, bolsas de estudo no exterior (doutorado sanduíche e professor visitante) e no Brasil (jovem talento com experiência no exterior).