Pós-Graduação financia mobilidade e missões acadêmicas

Os editais são destinados apenas aos programas de pós-graduação participantes do Programa PrInt USP/Capes

15/03/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 01/04/2019 as 14:09
Foto: USP Imagens

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) lançou, recentemente, novos editais para ações de promoção da internacionalização da pesquisa e da pós-graduação na USP.

Os editais integram o Programa PrInt USP/Capes, no qual a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) investirá R$ 144 milhões nos próximos quatro anos, com o propósito de aumentar a inserção da pós-graduação da USP no cenário internacional.

• Programa de Professor Visitante do Exterior (PVE): selecionará professores ou pesquisadores de alto nível, atuantes e residentes no exterior, para proferir cursos, palestras e treinamentos com o corpo docente e discente da pós-graduação. O programa financiará a bolsa de estudo, passagem aérea e auxílio para permanência por um período de 7 a 15 dias. As inscrições devem ser feitas pelo programa de Pós-Graduação até o dia 30 de abril. Clique aqui para consultar o edital do programa.
  • Programa de Apoio a Missões Acadêmico/Científicas no Exterior 2019 (Pame): financiará visitas a grupos de excelência no exterior, com o objetivo de estimular pesquisas em conjunto, convênios de dupla-titulação, fortalecimento e prospecção de redes de colaboração e financiamentos externos. A missão equivale a uma viagem de curta duração, de 7 a 15 dias, de até dois orientadores, para instituições parceiras do exterior. Cada missão terá um orçamento máximo de R$ 30 mil. As inscrições devem ser feitas pelo programa de Pós-Graduação até o dia 29 de abril. Clique aqui para consultar o edital do programa.
  • Programa Jovem Talento com Experiência no Exterior 2019 (JTEE): promove a vinda de jovens pesquisadores, brasileiros ou estrangeiros, com experiência acadêmico-científica no exterior, para exercer atividades de pesquisa e docência em programas de Pós-Graduação da USP. O objetivo é atrair novos talentos e contribuir para trocas de conhecimento e a criação de um ambiente acadêmico com maior diversidade cultural e científica. O programa financiará a bolsa de estudo, passagem aérea e auxílio para permanência por um período de 12 meses. As inscrições devem ser feitas pelo programa de Pós-Graduação até o dia 6 de maio. Clique aqui para consultar o edital do programa.
  • Programa de Professor Visitante no Exterior Júnior/Sênior 2019 (PVEJS): oferece 92 bolsas no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado e destina-se a pesquisadores ou docentes que possuam vínculo empregatício com a Universidade. A ideia é incentivar a criação e a consolidação e redes de pesquisas, ampliar a colaboração entre pesquisadores e proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira. As inscrições devem ser feitas pelo programa de Pós-Graduação até o dia 30 de abril. Clique aqui para consultar o edital do programa.
  • Programa de de Capacitação de Doutorandos no Exterior 2019 (CAP): oferece 34 bolsas de capacitação de curta duração no exterior para doutorandos, de forma a complementar seus estudos. Objetivo é permitir ao doutorando a aquisição de conhecimentos e metodologias de vanguarda em suas respectivas áreas de atuação, que sejam diretamente relacionadas e úteis ao projeto de pesquisa sendo desenvolvido no Brasil.

Os editais são destinados apenas aos programas de doutorado participantes do Programa PrInt USP/Capes. Cada programa de Pós-Graduação deverá divulgar aos seus alunos e orientadores o cronograma estabelecido para o recebimento das inscrições e seleção das propostas que serão submetidas à Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Mais informações podem ser encontradas em usp.br/print.

Também está aberto o edital do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), uma das principais ações do programa PrInt USP/Capes. Lançado em fevereiro, o edital oferece 259 bolsas de um ano (ou 518 bolsas de 6 meses) para alunos de doutorado complementarem seus estudos em centros de pesquisa no exterior.

A Pró-Reitoria planeja o lançamento, em breve, de mais um edital voltado à capacitação de doutorandos no exterior.

PrInt USP/Capes

O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) é uma iniciativa da Capes que visa a fomentar o desenvolvimento de planos estratégicos de internacionalização como meio de melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação nacionais e de conferir maior visibilidade internacional à pesquisa científica realizada no Brasil.

As instituições que, como a USP, tiveram seus projetos contemplados receberão recursos para o financiamento de atividades como auxílio para missões de trabalho no exterior, bolsas de estudo no exterior (doutorado sanduíche e professor visitante) e no Brasil (jovem talento com experiência no exterior).