Poli comemora 20 anos do seu programa de duplo diploma

O primeiro acordo de duplo diploma com uma instituição estrangeira foi celebrado em dezembro do ano passado

01/07/2021 - Publicado há 3 anos
Foto: Reprodução

A Escola Politécnica (Poli) comemorou na manhã desta quinta-feira, dia 1º de julho, 20 anos de acordos de duplo diploma com instituições estrangeiras.

“É uma grande honra celebrar os 20 anos do duplo diploma da Escola Politécnica. Infelizmente, por causa da pandemia da covid-19, essa cerimônia tem que ser virtual, mas espero que, em breve, seja possível estarmos novamente juntos com nossas instituições parceiras, e que nossos estudantes possam viajar ao exterior, estudar em outros países, viver e aprender outras culturas”, afirmou a diretora da Poli, Liedi Legi Bariani Bernucci, na abertura do evento.

+ Mais

Quem faz engenharia na USP em São Paulo pode se formar com dois diplomas

O reitor Vahan Agopyan reforçou a importância do duplo diploma para os estudantes brasileiros, não apenas para os que participam do programa, mas para toda a escola. “Ter colegas na classe que já tiveram a experiência de viver em outros países mostra como a engenharia é uma atividade globalizada. Se queremos preparar nossos alunos para atuar internacionalmente, eles precisam ter esse tipo de oportunidade”, afirmou Agopyan, que era o vice-diretor da Poli quando o primeiro convênio de duplo diploma foi assinado.

No programa de duplo diploma oferecido pela Poli, o período na universidade conveniada pode variar de 18 meses a 3 anos. Ao término do programa, o estudante retorna à USP para finalizar o seu curso de origem e receber o diploma das duas instituições. Com o diploma da universidade parceira, é possível trabalhar também no país em que foi realizado o programa, sem problemas de equivalência.

“A internacionalização é um fator fundamental para o desenvolvimento de qualquer instituição de ensino superior, é uma ferramenta para melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da cultura e extensão. E a mobilidade vai além da experiência científica e acadêmica, ela proporciona ao aluno experimentar novas culturas, expandir seus horizontes pessoais, aprender a lidar com a diversidade, ser mais tolerante, respeitar as diferenças, ser um cidadão melhor”, lembrou o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Valmor Alberto Augusto Tricoli.

Atualmente, a Poli possui parceria no duplo diploma com instituições de sete países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Peru e Portugal.

O evento contou com a participação de dirigentes da USP e de universidades estrangeiras, de representantes de empresas e de engenheiros que participaram do programa.