Orquestras da USP e tenor Jean William se apresentam no “Concerto de Natal”

O repertório do concerto inclui as obras de John Francis Wade, Franz Gruber e Modest Mussorgsky

05/12/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 06/12/2019 as 15:44
Em 2018, o concerto contou com a apresentação da USP Filarmônica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No próximo dia 13 de dezembro (sexta-feira), a Reitoria promove seu tradicional Concerto de Natal, a partir das 12h30, no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI), no campus da USP em São Paulo.

Neste ano, o evento contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e da Orquestra de Câmara da USP (Ocam), com a participação do tenor Jean William Silva.

O repertório do concerto inclui as obras Adeste Fideles, de John Francis Wade; Noite Feliz, de Franz Gruber; e Quadros de uma Exposição, de Modest Mussorgsky e orquestração de Maurice Ravel.

Jean William Silva estudou Canto e Arte Lírica na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Sua voz já pôde ser ouvida em inúmeros concertos ao redor do mundo, numa carreira que progrediu com orientação do maestro e pianista João Carlos Martins. Em 2013, milhões de pessoas assistiram ao tenor quando ele cantou para o papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro.

A Ocam é um dos principais organismos artísticos da USP. É referência no âmbito das orquestras profissionalizantes do País, caracterizando-se por sua marcante qualidade de desempenho musical, pela abrangência de sua programação e pela concepção arrojada com que desenvolve sua proposta artística. Criada em 1995 pelo maestro Olivier Toni, a Ocam é integrada por alunos do Departamento de Música da USP e dos cursos de extensão universitária. É dirigida pelo maestro Gil Jardim desde 2001.

Fundada em 1975, a Osusp é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e tem como objetivos principais divulgar a música sinfônica e de câmara, inovar em propostas educacionais e artísticas, estimular a formação de público e, sobretudo, promover a interação entre o saber produzido na Universidade e a sociedade. Com ampla programação, que inclui concertos sinfônicos e camerísticos, a orquestra está presente nas salas de concerto e nas unidades de ensino e institutos especializados ligados à Universidade, nos vários campi da USP. Já realizou turnês nacionais e internacionais, lançou oito álbuns, organizou concursos de composição, participou de montagens de óperas e se apresentou com celebrados regentes e solistas do Brasil e do mundo.

O Concerto de Natal é gratuito e aberto a toda a comunidade acadêmica. O Auditório do CDI está localizado na Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues s/n°, na Cidade Universitária, em São Paulo.